sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Malásia detém cinco suspeitos relacionados com o Daesh

A Malásia deteve cinco homens por suspeita de envolvimento em atos terroristas, incluindo três ligados ao Daesh, informou hoje a polícia.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Os três suspeitos com ligações ao Daesh foram detidos nos estados de Selangor, Kelantan e Johor, acreditando-se que pertencem a uma pequena célula encabeçada por um homem de 31 anos da Indonésia.

A polícia da Malásia indicou que o líder da rede prometeu lealdade ao líder do Daesh, Abu Bakar al-Baghdadi, através do Facebook no ano passado, e que mantinha contacto com vários malaios que se juntaram ao movimento extremista na Síria.

As autoridades suspeitam que servia como facilitador no envio de pessoas da Malásia e de vários países vizinhos para as fileiras do Daesh na Síria e outros grupos terroristas no Sudeste Asiático.

Os outros dois suspeitos foram um malaio de 59 anos que ajudou a providenciar a viagem, bem como um jovem de 25 anos natural do Bangladesh que planeava juntar-se aos "jihadistas", indicou a polícia.

Numa série de raides lançados desde meados de novembro, a polícia também deteve um professor de inglês, de 44 anos, procedente da Europa, que alegadamente ter-se-ia juntado à rede Al-Qaeda, e que terá estado envolvido em atos terroristas no Afeganistão e na Bósnia.

As mais recentes operações levadas a cabo pela polícia da Malásia surgem na sequência dos crescentes receios relativos à eventual ocorrência de eventuais atentados terroristas na região.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.