sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Malásia detém cinco suspeitos relacionados com o Daesh

A Malásia deteve cinco homens por suspeita de envolvimento em atos terroristas, incluindo três ligados ao Daesh, informou hoje a polícia.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Os três suspeitos com ligações ao Daesh foram detidos nos estados de Selangor, Kelantan e Johor, acreditando-se que pertencem a uma pequena célula encabeçada por um homem de 31 anos da Indonésia.

A polícia da Malásia indicou que o líder da rede prometeu lealdade ao líder do Daesh, Abu Bakar al-Baghdadi, através do Facebook no ano passado, e que mantinha contacto com vários malaios que se juntaram ao movimento extremista na Síria.

As autoridades suspeitam que servia como facilitador no envio de pessoas da Malásia e de vários países vizinhos para as fileiras do Daesh na Síria e outros grupos terroristas no Sudeste Asiático.

Os outros dois suspeitos foram um malaio de 59 anos que ajudou a providenciar a viagem, bem como um jovem de 25 anos natural do Bangladesh que planeava juntar-se aos "jihadistas", indicou a polícia.

Numa série de raides lançados desde meados de novembro, a polícia também deteve um professor de inglês, de 44 anos, procedente da Europa, que alegadamente ter-se-ia juntado à rede Al-Qaeda, e que terá estado envolvido em atos terroristas no Afeganistão e na Bósnia.

As mais recentes operações levadas a cabo pela polícia da Malásia surgem na sequência dos crescentes receios relativos à eventual ocorrência de eventuais atentados terroristas na região.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.