sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Atacante do metro de Londres tinha imagens do Daesh no telemóvel

O suspeito de ter tentado matar um homem numa estação do Metropolitano de Londres tinha imagens associadas ao grupo radical Estado Islâmico (EI) no seu telemóvel, disse hoje a procuradoria em tribunal.

© Toby Melville / Reuters

Muhaydin Mire, de 29 anos, compareceu hoje num tribunal em Londres numa audiência preliminar relativa à acusação de tentativa de homicídio de um homem de 56 anos no sábado na estação de Leytonstone no leste da capital britânica.

Durante o ataque, o réu terá dito: "isto é pela Síria".

A procuradoria alegou que o ataque foi um ato de terrorismo e que imagens associadas ao EI terão sido encontradas no seu telemóvel.

O telemóvel teria igualmente imagens dos atentados de 13 de novembro em Paris, que causaram 130 mortos, e de um treino da polícia britânica sobre como abordar uma pessoa armada, informou a agência britânica PA.

O juiz determinou que Mire deve permanecer sob custódia até sexta-feira, quando deverá responder perante o Tribunal Penal de Old Bailey, no centro de Londres.

No sábado, Mire atacou com uma faca de alegadamente 12 centímetros duas pessoas, uma das quais gravemente e que teve de ser operada, cerca das 19:00, à entrada da estação de Leutonstone, próxima da sua habitação.

A frase que terá proferido, "isto é pela Síria", segundo testemunhas não foi confirmada pela polícia.

O ataque ocorreu dois dias depois dos primeiros ataques aéreos britânicos contra o EI na Síria.

O nível de ameaça terrorista no Reino Unido continua classificado como "grave", o que significa que um atentado é muito provável.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16