sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Alemanha investiga 200 suspeitos de terem combatido ao lado do Daesh

A Procuradoria-Geral alemã tem abertos 135 casos contra cerca de 200 residentes por terem viajado para a Síria e o Iraque para integrarem, como combatentes, as fileiras do grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico).

Raqqa, junho de 2014.

Raqqa, junho de 2014.

© Stringer . / Reuters

O ministro da Justiça, o social-democrata Heiko Maas, confirmou os dados, de acordo com a edição de hoje do diário Bild, que destaca que na Alemanha o direito penal para questões de terrorismo é "extremamente severo".

Segundo os mais recentes dados do departamento federal de Investigação Criminal, na Alemanha vivem cerca de 43.000 islamitas. Destes, 420 são considerados "potencialmente perigosos".

O mesmo departamento apontou que 750 alemães foram para a Síria e Iraque para combater ao lado do Daesh, dos quais pelo menos 70 regressaram com formação militar ou experiência de combate.

A Alemanha, que não usa um sistema de níveis de ameaça terrorista semelhante ao de outros países, considera que o estado de segurança no seu território é na atualidade "grave" perante um risco abstrato.

Lusa

  • Da Al-Qaeda do Iraque ao Daesh

    Daesh

    Daesh é a mais recente denominação de um grupo radical islâmico (sunita) que pretende instituir um califado – um Estado dirigido por um único poder político e religioso regulamentado pela lei islâmica, a Sharia. Ainda limitado ao território conquistado à Síria e ao norte e oeste do Iraque, promete expandir-se e “quebrar as fronteiras” da Jordânia e do Líbano e “libertar” a Palestina. É liderado por Ibrahim Awad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai, conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, desde 2010, altura em que se chamava Al-Qaeda do Iraque e depois Estado Islâmico do Iraque. Em abril de 2013 o nome do grupo foi alterado para Daesh - Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL em português, ISIS em inglês), quando agrupou a Al-Qaeda do Iraque e um ramo dissidente do grupo sírio Frente al-Nusra, constituído para combater o Presidente sírio Bashar al-Assad. A designação Estado Islâmico é anunciada em Junho de 2014 com a instituição do autodenominado califado e al-Baghdadi é proclamado califa Ibrahim.

  • Suspeito de recrutar jovens para lutar no Iraque detido em Itália
    1:01

    Mundo

    A polícia italiana deteve esta segunda-feira no sul do país um homem suspeito de recrutar jovens para lutarem no Iraque. O homem teria ligações ao Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico. Já em janeiro, terá lugar na capital italiana uma reunião de líderes mundiais para discutir a situação na Síria.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.