sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica atentado que fez oito mortos no Iraque

Um atentado suicida que matou hoje pelo menos oito pessoas perto de uma mesquita xiita no leste de Bagdad foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), informaram fontes médicas e das forças de segurança.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Stringer . / Reuters

A explosão na área de Obeidi também deixou 19 pessoas feridas, segundo as autoridades locais de segurança.

O EI reivindicou o ataque num comunicado publicado na Internet, dizendo que o bombista suicida, identificado como Abu Salem, carregava um cinto com explosivos .

O grupo terrorista, que é composto por sunitas, considera os xiitas como heréticos e estes são frequentemente alvos de atentados.

O Daesh (acrónimo árabe que serve também para designar o EI) controla grandes áreas ao norte e a oeste de Bagdad desde o ano passado.

Atualmente, as forças iraquianas têm conseguido recuperar áreas ao norte da capital, mas grande parte do oeste do país continua nas mãos dos rebeldes do Estado Islâmico.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01