sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica autoria de ataque que causou 15 mortos em cidade síria

Pelo menos 15 civis morreram este sábado após a explosão de um carro-bomba num quarteirão da cidade de Homs, na Síria, afirmou o governador da província de Homs e uma fonte médica. A autoria do ataque já foi reivindicada pelo Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico.

© Omar Sanadiki / Reuters

"O atentado no quarteirão Zahra, em Homs, fez 15 mortos e pelo menos 64 feridos entre os civis", disse Talal Barazi à agência de notícias AFP, enquanto uma fonte médica, em Homs, afirmou que morreram 15 pessoas e que 100 ficaram feridas.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), pelo seu lado, avançou que pelo menos 16 pessoas morreram no atentado.

"Pelo menos 16 morreram devido à explosão e dezenas de outras ficaram feridas. Entre elas, algumas estão em estado grave", esclareceu a OSDH.

Zahra é um quarteirão de um bairro alauita de Homs, comunidade a que pertence o presidente sírio, Bachar al-Assad.

Os alauitas representavam um quarto da população da terceira maior cidade da Síria, Homs, antes do levantamento contra o regime em 2011.

Segundo o governador de Barazi, "um carro-bomba com 150 a 200 quilogramas de explosivos, rebentou perto do hospital de al-Ahli", nesse quarteirão do bairro.

O governador lamentou ainda as importantes perdas humanas e materiais, pois perto da zona onde explodiu o carro-bomba havia "um restaurante que tinha botijas de gás".

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07