sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica autoria de ataque que causou 15 mortos em cidade síria

Pelo menos 15 civis morreram este sábado após a explosão de um carro-bomba num quarteirão da cidade de Homs, na Síria, afirmou o governador da província de Homs e uma fonte médica. A autoria do ataque já foi reivindicada pelo Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico.

© Omar Sanadiki / Reuters

"O atentado no quarteirão Zahra, em Homs, fez 15 mortos e pelo menos 64 feridos entre os civis", disse Talal Barazi à agência de notícias AFP, enquanto uma fonte médica, em Homs, afirmou que morreram 15 pessoas e que 100 ficaram feridas.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), pelo seu lado, avançou que pelo menos 16 pessoas morreram no atentado.

"Pelo menos 16 morreram devido à explosão e dezenas de outras ficaram feridas. Entre elas, algumas estão em estado grave", esclareceu a OSDH.

Zahra é um quarteirão de um bairro alauita de Homs, comunidade a que pertence o presidente sírio, Bachar al-Assad.

Os alauitas representavam um quarto da população da terceira maior cidade da Síria, Homs, antes do levantamento contra o regime em 2011.

Segundo o governador de Barazi, "um carro-bomba com 150 a 200 quilogramas de explosivos, rebentou perto do hospital de al-Ahli", nesse quarteirão do bairro.

O governador lamentou ainda as importantes perdas humanas e materiais, pois perto da zona onde explodiu o carro-bomba havia "um restaurante que tinha botijas de gás".

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.