sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 20 elementos do Daesh mortos em bombardeamentos da coligação no Iraque

Pelo menos 20 membros do grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico), entre os quais um líder militar e religioso local, morreram na sequência de bombardeamentos da coligação internacional na zona de Al Qayara, no norte do Iraque.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Murad Sezer / Reuters

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, que cita Fares al Sabaaui, responsável da milícia sunita Multitude Popular dos Clãs, destacada na área, o cabecilha abatido é Jalaf Hussein Jalaf, de nacionalidade iraquiana, comandante militar e emir religioso de Al Qayara.

Os ataques da aviação da coligação efetuados nas últimas horas causaram também um número indeterminado de feridos e a destruição de veículos e equipamentos militares do Daesh.

Al Sabaaui acrescentou que os bombardeamentos aéreos tiveram como alvo sedes regionais do Daesh nas povoações de Douaizat Fauqani, Douaizat Tahtani e Sultan Abdallah, todas na região de Al Qayara.

Esta zona, 50 quilómetros a sul da cidade de Mossul, é o segundo feudo dos jihadistas na província de Ninive e há cerca de um mês que é alvo de frequentes ataques aéreos da coligação internacional.

O Daesh tomou o controlo de Mossul em junho de 2014 e, pouco depois, anunciou a constituição de um califado islâmico nas vastas áreas em seu poder no Iraque e na vizinha Síria.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.