sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 20 elementos do Daesh mortos em bombardeamentos da coligação no Iraque

Pelo menos 20 membros do grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico), entre os quais um líder militar e religioso local, morreram na sequência de bombardeamentos da coligação internacional na zona de Al Qayara, no norte do Iraque.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Murad Sezer / Reuters

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, que cita Fares al Sabaaui, responsável da milícia sunita Multitude Popular dos Clãs, destacada na área, o cabecilha abatido é Jalaf Hussein Jalaf, de nacionalidade iraquiana, comandante militar e emir religioso de Al Qayara.

Os ataques da aviação da coligação efetuados nas últimas horas causaram também um número indeterminado de feridos e a destruição de veículos e equipamentos militares do Daesh.

Al Sabaaui acrescentou que os bombardeamentos aéreos tiveram como alvo sedes regionais do Daesh nas povoações de Douaizat Fauqani, Douaizat Tahtani e Sultan Abdallah, todas na região de Al Qayara.

Esta zona, 50 quilómetros a sul da cidade de Mossul, é o segundo feudo dos jihadistas na província de Ninive e há cerca de um mês que é alvo de frequentes ataques aéreos da coligação internacional.

O Daesh tomou o controlo de Mossul em junho de 2014 e, pouco depois, anunciou a constituição de um califado islâmico nas vastas áreas em seu poder no Iraque e na vizinha Síria.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC