sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Líder islâmico na Arábia Saudita diz que Daesh está ligado a Israel

O líder islâmico da Arábia Saudita, a maior autoridade religiosa do país, disse esta segunda-feira que o grupo terrorista Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico, está ligado a Israel e que a sua recente ameaça contra o Estado judeu é uma "mentira".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Abdelaziz al Sheij disse, numa entrevista publicado hoje pelo jornal saudita Okaz, e citada pela agência noticiosa espanhola Efe, que o EI, também conhecido como Daesh, é um "soldado de Israel", numa resposta ao líder do grupo extremista, Abu Bakr al Bagdadi.

Numa mensagem difundida no sábado, al Bagdadi advertiu Israel: "Estamos a aproximarmo-nos de vocês dia após dia e o vosso castigo vai ser duro. Não irão nunca sentir tranquilidade na Palestina e a Palestina não será a vossa casa nem a vossa terra, mas sim o vosso túmulo".

Para o líder saudita, esta ameaça contra Israel, a primeira proferida por Al Bagdadi, é "uma simples mentira", porque o EI é "um grupo doente que prejudica o Islão e uma organização instruída pelos inimigos do Islão".

O EI proclamou a existência de um califado em junho de 2014 nas zonas que controla na Síria e no Iraque, numa região onde intervieram vários países ocidentais e, mais recentemente, a Rússia, para impedir a sua expansão.

A Arábia Saudita, além de ter criado uma nova aliança de 34 estados, faz parte da coligação internacional antiterrorista encabeçada pelos Estados Unidos, que bombardeia as posições do EI há mais de um ano.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa