sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Líder islâmico na Arábia Saudita diz que Daesh está ligado a Israel

O líder islâmico da Arábia Saudita, a maior autoridade religiosa do país, disse esta segunda-feira que o grupo terrorista Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico, está ligado a Israel e que a sua recente ameaça contra o Estado judeu é uma "mentira".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Abdelaziz al Sheij disse, numa entrevista publicado hoje pelo jornal saudita Okaz, e citada pela agência noticiosa espanhola Efe, que o EI, também conhecido como Daesh, é um "soldado de Israel", numa resposta ao líder do grupo extremista, Abu Bakr al Bagdadi.

Numa mensagem difundida no sábado, al Bagdadi advertiu Israel: "Estamos a aproximarmo-nos de vocês dia após dia e o vosso castigo vai ser duro. Não irão nunca sentir tranquilidade na Palestina e a Palestina não será a vossa casa nem a vossa terra, mas sim o vosso túmulo".

Para o líder saudita, esta ameaça contra Israel, a primeira proferida por Al Bagdadi, é "uma simples mentira", porque o EI é "um grupo doente que prejudica o Islão e uma organização instruída pelos inimigos do Islão".

O EI proclamou a existência de um califado em junho de 2014 nas zonas que controla na Síria e no Iraque, numa região onde intervieram vários países ocidentais e, mais recentemente, a Rússia, para impedir a sua expansão.

A Arábia Saudita, além de ter criado uma nova aliança de 34 estados, faz parte da coligação internacional antiterrorista encabeçada pelos Estados Unidos, que bombardeia as posições do EI há mais de um ano.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC