sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh executa quatro civis que "tentaram fugir do califado"

O Daesh executou hoje a tiro quatro civis que tentaram escapar da região de Al Qayara, sob controlo dos extremistas e situada no norte do Iraque, denunciou hoje o governador da zona.

© Khalil Ashawi / Reuters

Segundo Salleh al-Yaburi, em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, os "jihadistas" detiveram as quatro vítimas, entre elas dois irmãos, na localidade de Al Hud, 50 quilómetros a sul de Mossul, principal bastião do Daesh, no norte iraquiano

O governador indicou que os quatro detidos foram executados diante de uma escola, diante dos residentes de Hud, depois de um julgamento sumário sob a acusação de "tentativa de escapar do território do califado".

Os quatro corpos acabaram por, depois, ser entregues às respetivas famílias, a quem ordenou que não se procedessem os respetivos funerais, uma vez que os considera "infiéis", a forma como o Daesh qualifica os seus inimigos.

Al-Yaburi assegurou que dezenas de cidadãos locais já conseguiram escapar com êxito da região, apesar do "terror imposto" pelos "jihadistas" do Daesh.

O Daesh conquistou Mossul em junho de 2014 e, no fim desse mês, autoproclamou um califado nas vastas zonas sob seu controlo no Iraque e na vizinha Síria.

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05