sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Suspeito de planear ataque terrorista em nome do Daesh detido em Nova Iorque

Um homem de 25 anos foi hoje detido e acusado de planear um ataque terrorista, em nome do Daesh, na noite de Ano Novo em Rochester, Nova Iorque, anunciaram as autoridades norte-americanas.

JASON SZENES

Emanuel Lutchman foi acusado de tentar fornecer material de apoio ao Daesh, adiantou o Departamento de Justiça norte-americano citado pela AFP.

Perante esta acusação, se for condenado, Lutchman pode enfrentar uma pena que pode chegar aos 20 anos de prisão.

As autoridades adiantaram que o suspeito, que afirma ter recebido orientações de um operacional do Daesh no estrangeiro, pretendia levar a cabo um ataque armado contra civis num restaurante/bar localizado em Rochester, Nova Iorque, na noite de Ano Novo.

O seu plano era para ser levado a cabo "em nome do Estado Islâmico e com o objetivo de se juntar ao Daesh no estrangeiro", segundo uma declaração das autoridades.

O procurador federal que lidera o processo afirmou que a detenção envia uma mensagem a todos os outros que estejam a considerar possíveis ataques inspirados no grupo jihadista.

Lutchman é um muçulmano por conversão com um registo criminal que remonta há quase dez anos, e que inclui uma condenação por roubo, segundo documentos do tribunal.

Rochester é uma cidade localizada na parte oeste do estado de Nova Iorque, a mais de 500 quilómetros de Manhattan.

Na Europa, Paris e Bruxelas cancelaram os festejos de Ano Novo devido a alertas de possíveis ataques terroristas nesta noite.

Milhares de polícias estão de prontidão para a noite de Ano Novo, incluindo na cidade de Nova Iorque, onde os milhares esperados na praça de Times Square serão vigiados pelas forças de segurança, incluindo os elementos de uma nova força antiterrorismo.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.