sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Suspeito de planear ataque terrorista em nome do Daesh detido em Nova Iorque

Um homem de 25 anos foi hoje detido e acusado de planear um ataque terrorista, em nome do Daesh, na noite de Ano Novo em Rochester, Nova Iorque, anunciaram as autoridades norte-americanas.

JASON SZENES

Emanuel Lutchman foi acusado de tentar fornecer material de apoio ao Daesh, adiantou o Departamento de Justiça norte-americano citado pela AFP.

Perante esta acusação, se for condenado, Lutchman pode enfrentar uma pena que pode chegar aos 20 anos de prisão.

As autoridades adiantaram que o suspeito, que afirma ter recebido orientações de um operacional do Daesh no estrangeiro, pretendia levar a cabo um ataque armado contra civis num restaurante/bar localizado em Rochester, Nova Iorque, na noite de Ano Novo.

O seu plano era para ser levado a cabo "em nome do Estado Islâmico e com o objetivo de se juntar ao Daesh no estrangeiro", segundo uma declaração das autoridades.

O procurador federal que lidera o processo afirmou que a detenção envia uma mensagem a todos os outros que estejam a considerar possíveis ataques inspirados no grupo jihadista.

Lutchman é um muçulmano por conversão com um registo criminal que remonta há quase dez anos, e que inclui uma condenação por roubo, segundo documentos do tribunal.

Rochester é uma cidade localizada na parte oeste do estado de Nova Iorque, a mais de 500 quilómetros de Manhattan.

Na Europa, Paris e Bruxelas cancelaram os festejos de Ano Novo devido a alertas de possíveis ataques terroristas nesta noite.

Milhares de polícias estão de prontidão para a noite de Ano Novo, incluindo na cidade de Nova Iorque, onde os milhares esperados na praça de Times Square serão vigiados pelas forças de segurança, incluindo os elementos de uma nova força antiterrorismo.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.