sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Suspeito de planear ataque terrorista em nome do Daesh detido em Nova Iorque

Um homem de 25 anos foi hoje detido e acusado de planear um ataque terrorista, em nome do Daesh, na noite de Ano Novo em Rochester, Nova Iorque, anunciaram as autoridades norte-americanas.

JASON SZENES

Emanuel Lutchman foi acusado de tentar fornecer material de apoio ao Daesh, adiantou o Departamento de Justiça norte-americano citado pela AFP.

Perante esta acusação, se for condenado, Lutchman pode enfrentar uma pena que pode chegar aos 20 anos de prisão.

As autoridades adiantaram que o suspeito, que afirma ter recebido orientações de um operacional do Daesh no estrangeiro, pretendia levar a cabo um ataque armado contra civis num restaurante/bar localizado em Rochester, Nova Iorque, na noite de Ano Novo.

O seu plano era para ser levado a cabo "em nome do Estado Islâmico e com o objetivo de se juntar ao Daesh no estrangeiro", segundo uma declaração das autoridades.

O procurador federal que lidera o processo afirmou que a detenção envia uma mensagem a todos os outros que estejam a considerar possíveis ataques inspirados no grupo jihadista.

Lutchman é um muçulmano por conversão com um registo criminal que remonta há quase dez anos, e que inclui uma condenação por roubo, segundo documentos do tribunal.

Rochester é uma cidade localizada na parte oeste do estado de Nova Iorque, a mais de 500 quilómetros de Manhattan.

Na Europa, Paris e Bruxelas cancelaram os festejos de Ano Novo devido a alertas de possíveis ataques terroristas nesta noite.

Milhares de polícias estão de prontidão para a noite de Ano Novo, incluindo na cidade de Nova Iorque, onde os milhares esperados na praça de Times Square serão vigiados pelas forças de segurança, incluindo os elementos de uma nova força antiterrorismo.

Lusa

  • Marcar cedo e resistir (ou como Portugal venceu Marrocos)

    Mundial 2018 / Portugal

    A seleção nacional alcançou hoje a primeira vitória no Mundial 2018, frente a Marrocos, em Moscovo. Cristiano Ronaldo (outra vez) marcou logo aos quatro minutos. Depois, Portugal pouco mais fez senão aguentar as investidas dos marroquinos, que ficam desde já afastados dos oitavos de final.

  • Fernando Santos dá um puxão de orelhas à equipa
    1:57
  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • Ronaldo, o motivador
    3:23
  • Os "memes" do desempenho de Cristiano Ronaldo frente a Marrocos
    1:25
  • Cristiano Ronaldo: o melhor do jogo, o melhor do Mundial, o melhor do mundo

    Mundial 2018 / Portugal

    Apesar da prestação de Rui Patrício na defesa da baliza lusa, Cristiano Ronaldo foi eleito o homem do jogo, pela segunda vez consecutiva, depois de marcar o golo que deu a vitória a Portugal frente a Marrocos. O capitão português ofereceu à equipa os três pontos essenciais para a eventual passagem aos oitavos de final. Mas Ronaldo não fica por aqui. Contas feitas, CR7 é o melhor marcador do Mundial (4 golos em 2 jogos) e já marcou 85 golos por Portugal, feito nunca antes alcançado nem por Eusébio nem por Pauleta. No auge dos 33 anos, há quem diga que Ronaldo "é como o vinho do Porto". Será que ainda vai chegar à marca dos 100? Parece que, para o CR7, nada é impossível.

  • Parecia que Rui Patrício tinha cola nas luvas
    5:40
  • Os momentos descontraídos dos jogadores que estão no Mundial
    1:54
  • Selecionador de Marrocos queixa-se da arbitragem
    1:41
  • Georgina Rodriguez assistiu ao jogo de Portugal e acenou a Ronaldo
    1:05
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49