sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Coligação liderada por EUA focada em destruir o dinheiro do Daesh

O esforço norte-americano para combater os 'jihadistas' do movimento extremista autoproclamado Daesh no Iraque e na Síria tem agora um novo foco: atacar "o dinheiro do Daesh".

Carolyn Kaster

O Daesh (uma expressão que é usada em árabe em referencia ao grupo), tem vindo a acumular milhões de dólares na moeda local e dólares em todo o Iraque e Síria, devido, em grande parte, à venda ilícita de petróleo.

O coronel Steve Warren, porta-voz da coligação liderada pelos Estados Unidos que combate o Daesh desde agosto de 2014, disse que nove ataques no Irão e na Síria nos últimos meses levaram a distribuição de "dezenas de milhões de dólares" do dinheiro do Daesh.

"Atacar estes locais de recolha de dinheiro atinge o inimigo", afirmou Steve Warren aos jornalistas, numa videoconferência, através de Bagdad.

"Eles trabalham com dinheiro, não há crédito no Daesh", acrescentou, lembrando que o grupo extremista ocupou grandes regiões na Síria e no Iraque em 2014 e 2015.

As forças armadas norte-americanas divulgaram vídeos de ataques aéreos do que dizem ser caixas de recolha de dinheiro. No vídeo de um ataque em Mossul no início deste mês, podem ser vistos vestígios de dinheiro a flutuar no ar.

A coligação atacou outra 'caixa' em Mossul na segunda-feira, acrescentou o porta-voz.

As provas da coligação mostram que este foco no financiamento do Daesh, combinado com a continuação dos ataques aos camiões que transportam o petróleo, está a fragilizar os 'jihadistas'. Segundo a imprensa, os líderes do movimento extremista tiveram de reduzir o vencimento dos combatentes em 50%.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.