sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Coligação liderada por EUA focada em destruir o dinheiro do Daesh

O esforço norte-americano para combater os 'jihadistas' do movimento extremista autoproclamado Daesh no Iraque e na Síria tem agora um novo foco: atacar "o dinheiro do Daesh".

Carolyn Kaster

O Daesh (uma expressão que é usada em árabe em referencia ao grupo), tem vindo a acumular milhões de dólares na moeda local e dólares em todo o Iraque e Síria, devido, em grande parte, à venda ilícita de petróleo.

O coronel Steve Warren, porta-voz da coligação liderada pelos Estados Unidos que combate o Daesh desde agosto de 2014, disse que nove ataques no Irão e na Síria nos últimos meses levaram a distribuição de "dezenas de milhões de dólares" do dinheiro do Daesh.

"Atacar estes locais de recolha de dinheiro atinge o inimigo", afirmou Steve Warren aos jornalistas, numa videoconferência, através de Bagdad.

"Eles trabalham com dinheiro, não há crédito no Daesh", acrescentou, lembrando que o grupo extremista ocupou grandes regiões na Síria e no Iraque em 2014 e 2015.

As forças armadas norte-americanas divulgaram vídeos de ataques aéreos do que dizem ser caixas de recolha de dinheiro. No vídeo de um ataque em Mossul no início deste mês, podem ser vistos vestígios de dinheiro a flutuar no ar.

A coligação atacou outra 'caixa' em Mossul na segunda-feira, acrescentou o porta-voz.

As provas da coligação mostram que este foco no financiamento do Daesh, combinado com a continuação dos ataques aos camiões que transportam o petróleo, está a fragilizar os 'jihadistas'. Segundo a imprensa, os líderes do movimento extremista tiveram de reduzir o vencimento dos combatentes em 50%.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01