sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Europol alerta que Daesh tem "nova capacidade de combate" e planeia ataques na Europa

O grupo extremista Daesh (autoproclamado Estado Islâmico) desenvolveu a capacidade de lançar ataques globais e está especialmente centrado na Europa, afirmou hoje o diretor da agência de polícia europeia, Europol, Rob Wainwright.

© Stringer . / Reuters

"O chamado Estado Islâmico desenvolveu uma nova capacidade de combate para lançar uma campanha de ataques terroristas em grande escala a nível global, com especial foco na Europa", disse Wainwright, citado pela agência France Presse.

"O chamado Estado Islâmico tem a vontade e a capacidade para lançar mais ataques na Europa e, naturalmente, as autoridades nacionais estão a trabalhar para impedir que isso aconteça", acrescentou.

Wainwright apresentava à imprensa as conclusões de um novo relatório da Europol sobre mudanças na forma de funcionamento do grupo 'jihadista', que coincide com a abertura do novo centro antiterrorista da agência em Haia.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados de 13 de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, divulgando no domingo um vídeo em que aparecem os alegados nove autores dos ataques e em que ameaça os "países da coligação" que combate as forças do grupo no Iraque e na Síria desde setembro de 2014.

"O Estado Islâmico está a preparar mais ataques terroristas em Estados membros da União Europeia e em particular em França", segundo as conclusões do relatório da Europol.

"Os ataques serão principalmente dirigidos a alvos fáceis, pelo impacto que geram. Tanto os ataques de novembro em Paris como o abate em outubro de um avião russo sugerem uma mudança na estratégia do Estado Islâmico no sentido global".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.