sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Iraque constrói muro de segurança à volta de Bagdade

O governo do Iraque está a construir um muro e trincheiras de defesa à volta de Bagdade para impedir ataques à capital, anunciou hoje um responsável da segurança nacional iraquiana.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Hadi Mizban/AP

O objetivo é impedir a entrada de terroristas e de automóveis armadilhados na cidade, explicou o brigadeiro-general Saad Maan, citado pela agência France Presse.

"Começámos a construir uma parede de cimento de três metros de altura e uma trincheira à volta da cidade de Bagdade", disse.

A construção vai decorrer em duas fases, começando pelas zonas norte e oeste da capital iraquiana, havendo zonas que não necessitam de muro devido às suas características naturais, acrescentou.

Os territórios controlados pelo grupo extremista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) situam-se a norte e a oeste de Bagdade, razão pela qual essas são as zonas prioritárias.

Uma vez terminada a primeira fase, que deverá levar seis meses, 50% dos postos de controlo dentro de Bagdade serão desmantelados, segundo Maan.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.