sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Iraque constrói muro de segurança à volta de Bagdade

O governo do Iraque está a construir um muro e trincheiras de defesa à volta de Bagdade para impedir ataques à capital, anunciou hoje um responsável da segurança nacional iraquiana.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Hadi Mizban/AP

O objetivo é impedir a entrada de terroristas e de automóveis armadilhados na cidade, explicou o brigadeiro-general Saad Maan, citado pela agência France Presse.

"Começámos a construir uma parede de cimento de três metros de altura e uma trincheira à volta da cidade de Bagdade", disse.

A construção vai decorrer em duas fases, começando pelas zonas norte e oeste da capital iraquiana, havendo zonas que não necessitam de muro devido às suas características naturais, acrescentou.

Os territórios controlados pelo grupo extremista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) situam-se a norte e a oeste de Bagdade, razão pela qual essas são as zonas prioritárias.

Uma vez terminada a primeira fase, que deverá levar seis meses, 50% dos postos de controlo dentro de Bagdade serão desmantelados, segundo Maan.

Lusa

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.