sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Iraque constrói muro de segurança à volta de Bagdade

O governo do Iraque está a construir um muro e trincheiras de defesa à volta de Bagdade para impedir ataques à capital, anunciou hoje um responsável da segurança nacional iraquiana.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Hadi Mizban/AP

O objetivo é impedir a entrada de terroristas e de automóveis armadilhados na cidade, explicou o brigadeiro-general Saad Maan, citado pela agência France Presse.

"Começámos a construir uma parede de cimento de três metros de altura e uma trincheira à volta da cidade de Bagdade", disse.

A construção vai decorrer em duas fases, começando pelas zonas norte e oeste da capital iraquiana, havendo zonas que não necessitam de muro devido às suas características naturais, acrescentou.

Os territórios controlados pelo grupo extremista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) situam-se a norte e a oeste de Bagdade, razão pela qual essas são as zonas prioritárias.

Uma vez terminada a primeira fase, que deverá levar seis meses, 50% dos postos de controlo dentro de Bagdade serão desmantelados, segundo Maan.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.