sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Iraque constrói muro de segurança à volta de Bagdade

O governo do Iraque está a construir um muro e trincheiras de defesa à volta de Bagdade para impedir ataques à capital, anunciou hoje um responsável da segurança nacional iraquiana.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Hadi Mizban/AP

O objetivo é impedir a entrada de terroristas e de automóveis armadilhados na cidade, explicou o brigadeiro-general Saad Maan, citado pela agência France Presse.

"Começámos a construir uma parede de cimento de três metros de altura e uma trincheira à volta da cidade de Bagdade", disse.

A construção vai decorrer em duas fases, começando pelas zonas norte e oeste da capital iraquiana, havendo zonas que não necessitam de muro devido às suas características naturais, acrescentou.

Os territórios controlados pelo grupo extremista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) situam-se a norte e a oeste de Bagdade, razão pela qual essas são as zonas prioritárias.

Uma vez terminada a primeira fase, que deverá levar seis meses, 50% dos postos de controlo dentro de Bagdade serão desmantelados, segundo Maan.

Lusa

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11