sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Iraque constrói muro de segurança à volta de Bagdade

O governo do Iraque está a construir um muro e trincheiras de defesa à volta de Bagdade para impedir ataques à capital, anunciou hoje um responsável da segurança nacional iraquiana.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Vista aérea de uma mesquita xiita em Bagdade.

Hadi Mizban/AP

O objetivo é impedir a entrada de terroristas e de automóveis armadilhados na cidade, explicou o brigadeiro-general Saad Maan, citado pela agência France Presse.

"Começámos a construir uma parede de cimento de três metros de altura e uma trincheira à volta da cidade de Bagdade", disse.

A construção vai decorrer em duas fases, começando pelas zonas norte e oeste da capital iraquiana, havendo zonas que não necessitam de muro devido às suas características naturais, acrescentou.

Os territórios controlados pelo grupo extremista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) situam-se a norte e a oeste de Bagdade, razão pela qual essas são as zonas prioritárias.

Uma vez terminada a primeira fase, que deverá levar seis meses, 50% dos postos de controlo dentro de Bagdade serão desmantelados, segundo Maan.

Lusa

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.