sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Milhares de soldados iraquianos mobilizados para reconquistar Mossul

O exército iraquiano está a concentrar dezenas de milhares de homens numa base no norte do Iraque no âmbito da ofensiva para reconquistar Mossul, a segunda cidade do país controlada pelo Daesh, indicaram hoje responsáveis.

© STRINGER Iraq / Reuters (Arquivo)

"As unidades do exército iraquiano começaram a chegar à base militar situada perto da localidade de Makhmur para desencadearem as primeiras operações em direção a Mossul", declarou à agência noticiosa France-Presse, sob anonimato, um general de brigada.

Desde junho de 2014 que o EI controla Mossul, a sua "capital" no Iraque, mas o grupo ultrarradical registou em 2015 diversos reveses militares face às forças de segurança iraquianas, apoiadas por ataques aéreos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

"De momento, estão posicionadas três brigadas na base", que poderá ainda acolher 4.500 soldados, acrescentou o responsável, precisando que as 15.ª e 16.ª divisões do exército também vão participar na ofensiva em direção a Mossul.

Makhmur está situada cerca de 70 quilómetros a sudeste de Mossul.

O general precisou que o primeiro objetivo da operação consiste em cortar as rotas de abastecimento do EI entre Mossul e as zonas mais a sul, em particular Hawijah, na província de Kiskuk, ou de Baijo, na província de Salaheddine.

Segundo um responsável curdo, a maioria dos soldados enviados para a zona, sob controlo do Curdistão iraquiano, são de origem curda.

"Estas forças foram deslocadas com o acordo do presidente e do governo da região autónoma do Curdistão", no norte do Iraque, afirmou Halgurd Hekmat, um porta-voz das forças curdas. Este responsável acrescentou que a base vai acolher em simultâneo soldados e aviões militares.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.