sicnot

Perfil

Daesh

Grupo de Contacto para a Síria tenta relançar negociações de paz

Grupo de Contacto para a Síria tenta relançar negociações de paz

A Síria domina o dia na Europa. Em Munique, o Grupo de Contacto para a Síria debate os termos do relançamento das negociações de paz e de um cessar-fogo. Em Bruxelas, a Nato anunciou já o reforço da missão naval no Mar Egeu contra os traficantes de migrantes e o apoio à guerra ao Daesh.

  • Putin promete aos EUA cooperação na luta contra ao Daesh
    1:38

    Mundo

    A guerra na Síria e a tensão com a Turquia marcaram a conferência anual de Vladimir Putin. Mil e quatrocentos jornalistas ouviram novas e controversas declarações do Presidente russo, como acusações à Turquia de ter abatido o caça russo para agradar aos americanos ou a defesa do Nobel da Paz para Joseph Blatter..

  • Portugal contribui com 100 mil euros para Fundo Europeu de resposta à crise síria
    1:21

    Economia

    Portugal contribuiu com 100 mil euros para o Fundo de resposta à crise Síria. O valor foi hoje anunciado em Bruxelas, no final de uma reunião de ministros dos negócios estrangeiros, onde se discutiu a necessidade de fazer chegar ajuda humanitária às populações sírias cercadas pelo Daesh. Os Estados-membros prometeram 51 milhões de euros para o Fundo de resposta e as negociações de paz devem começar a 25 de janeiro, em Genebra.

  • Negociações para a paz na Síria poderão ser retomadas na 2ª feira
    2:05

    Mundo

    As negociações para a paz na Síria poderão ser retomadas já na próxima segunda-feira, com a presença em Genebra do presidente Bashar al Assad. Enquanto vários países tentam encontrar uma solução diplomática, as organizações não-governamentais apelam ao envolvimento de todos os que querem um desfecho rápido para um conflito a entrar no sexto ano. Mais de 120 ONG juntaram-se à ONU e à UNICEF num forte apelo ao fim do conflito armado.

  • Negociações para a paz na Síria começaram na sede da ONU
    1:33

    Mundo

    O enviado especial das Nações Unidas para a Síria disse, esta segunda-feira, que um cessar-fogo efetivo terá que ser um trabalho no terreno e com todos os envolvidos no conflito. O apelo do mediador foi feito no final da reunião que teve com os representantes da oposição síria nas negociações de paz que começaram, oficialmente, na Suíça. A oposição exige o afastamento de Assad e pede, por isso, o fim dos bombardeamentos aéreos da Rússia que apoiam as forças do Presidente.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.