sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Aviões holandeses fazem primeiros ataques ao Daesh

Aviões de combate F-16 holandeses bombardearam pela primeira vez posições na Síria do autoproclamado Estado Islâmico , anunciou hoje o Ministério da Defesa Holandês.

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

"Os F-16 holandeses realizaram cerca de 10 missões no Iraque e no leste da Síria", divulgou o Ministério na informação semanal das suas atividades, que publica na sua página na Internet.

Estes foram os primeiros alvos atacados na Síria, segundo a informação divulgada, desde que os Países Baixos anunciaram em janeiro o alagamento das suas operações no território sírio, por solicitação dos Estados Unidos e França.

Desde outubro de 2014 que a Holanda só participava em operações da coligação militar internacional no Iraque, com quatro F-16 a apoiarem operações terrestres do exército iraquiano.

Os ataques na Síria tiveram por alvos "posições de combate, equipamento militar e objetivos estratégicos da organização terrorista Estado Islâmico", indicou o Ministério, sem detalhar a data ou o local dos ataques.

Lusa

  • NATO reforça apoio à coligação contra o Daesh
    0:55

    Daesh

    A NATO vai reforçar o apoio à campanha contra o Daesh no norte do Iraque e da Síria. Perante o pedido que esta quinta-feira o secretário americana de defesa fez em Bruxelas, o secretário geral da Aliança Atlântica considerou que face ao inimigo comum não podia ter outra resposta.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.