sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 15 civis mortos em bombardeamentos da coligação internacional na Síria

Pelo menos 15 civis morreram hoje à noite em ataques aéreos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos a uma cidade do nordeste da Síria controlada pelo grupo extremista Daesh, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

"Pelo menos 15 civis foram mortos e 20 feridos em ataques da aviação da coligação internacional que visavam a cidade de Al-Chadadi", na província de Hassaké, indicou a organização não-governamental, acrescentando que o balanço poderá agravar-se.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, precisou que os bombardeamentos coincidiram com um ataque das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma coligação liderada pelos curdos, à cidade.

O grupo jihadista Daesh controla Al-Chadadi desde 2014.

As FDS lançaram uma primeira ofensiva contra o Daesh na província de Hassaké no final de outubro. Com o apoio dos ataques da coligação, conseguiram recuperar aos 'jihadistas' 1.400 quilómetros quadrados.

A coligação internacional efetua ataques aéreos contra o Daesh desde setembro do ano passado e, segundo o observatório sírio, esses ataques fizeram, até agora, 4.256 mortos: 3.787 membros do Daesh e quase 150 combatentes de outros grupos extremistas, entre os quais a Frente Al-Nusra, e 332 civis, incluindo 90 crianças.

Na segunda-feira, o OSDH relatou a ocorrência de bombardeamentos "provavelmente russos" no norte do país que fizeram, de acordo com a ONU, perto de 50 mortos, dos quais duas crianças.

Pelo menos cinco instalações médicas e duas escolas foram atingidas, segundo a ONU.

A Síria está desde há cinco anos a ser destruída por uma guerra que já fez mais de 260.000 mortos, empurrou para o exílio milhões de pessoas e causou a divisão do país.

Com Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.