sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 15 civis mortos em bombardeamentos da coligação internacional na Síria

Pelo menos 15 civis morreram hoje à noite em ataques aéreos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos a uma cidade do nordeste da Síria controlada pelo grupo extremista Daesh, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

"Pelo menos 15 civis foram mortos e 20 feridos em ataques da aviação da coligação internacional que visavam a cidade de Al-Chadadi", na província de Hassaké, indicou a organização não-governamental, acrescentando que o balanço poderá agravar-se.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, precisou que os bombardeamentos coincidiram com um ataque das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma coligação liderada pelos curdos, à cidade.

O grupo jihadista Daesh controla Al-Chadadi desde 2014.

As FDS lançaram uma primeira ofensiva contra o Daesh na província de Hassaké no final de outubro. Com o apoio dos ataques da coligação, conseguiram recuperar aos 'jihadistas' 1.400 quilómetros quadrados.

A coligação internacional efetua ataques aéreos contra o Daesh desde setembro do ano passado e, segundo o observatório sírio, esses ataques fizeram, até agora, 4.256 mortos: 3.787 membros do Daesh e quase 150 combatentes de outros grupos extremistas, entre os quais a Frente Al-Nusra, e 332 civis, incluindo 90 crianças.

Na segunda-feira, o OSDH relatou a ocorrência de bombardeamentos "provavelmente russos" no norte do país que fizeram, de acordo com a ONU, perto de 50 mortos, dos quais duas crianças.

Pelo menos cinco instalações médicas e duas escolas foram atingidas, segundo a ONU.

A Síria está desde há cinco anos a ser destruída por uma guerra que já fez mais de 260.000 mortos, empurrou para o exílio milhões de pessoas e causou a divisão do país.

Com Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.