sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh perdeu milhões de dólares em dinheiro nos bombardeamentos

O departamento de Defesa norte-americano anunciou hoje que o grupo extremista Daesh perdeu até agora centenas de milhões de dólares nos bombardeamentos da coligação internacional às suas reservas de dinheiro vivo na Síria e no Iraque.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Segundo um porta-voz do Pentágono, os aparelhos da coligação atingiram no fim de semana passado dez edifícios onde eram mantidas as reservas de dinheiro do grupo 'jihadista'.

"Não temos números exatos, mas pensamos que serão da ordem das centenas de milhões de dólares", disse, a partir de Bagdad, o coronel Steven Warren, porta-voz da campanha aérea da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos contra os 'jihadistas' do autoproclamado Estado Islâmico, referindo-se ao montante em dinheiro perdido pelo grupo extremista nos bombardeamentos efetuados.

Os 'raides' da coligação estão há várias semanas particularmente centrados nas reservas de dinheiro do Daesh, para esgotar o financiamento aos 'jihadistas', que efetuam em dinheiro vivo a maior parte das suas transações, por serem ilegais.

"É claro que é impossível queimar todas as notas, talvez eles tenham conseguido resgatar alguma coisa, mas estimamos que esta série de ataques significativos tenha desferido um sério golpe na tesouraria", comentou Warren.

No âmbito da estratégia que visa destruir as finanças dos radicais islâmicos, a coligação atacou também infraestruturas petrolíferas controladas pelo Daesh.

O coronel Warren sublinhou que os esforços da coligação parecem estar a compensar, como ilustra o anúncio recente do autoproclamado Estado Islâmico de que se viu obrigado a reduzir os salários dos seus combatentes, alguns deles para metade.

"Para nós, é um bom indicador de que estes ataques aéreos contra as suas capacidades de gerar receitas começam a pesar sobre eles", afirmou.

O grupo extremista financia-se essencialmente graças ao contrabando de petróleo, à pilhagem ou à extorsão das populações das regiões que controla.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.