sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Chefe da unidade antiterrorismo britânica alerta que alvo do Daesh é "modo de vida ocidental"

O chefe da unidade de combate ao terrorismo da polícia britânica alertou hoje para o risco de mais atentados "espetaculares" do Daesh , que está a treinar-se para atingir o "modo de vida ocidental".

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Stringer . / Reuters

O Comissário da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Rowley, disse hoje que a polícia britânica realizou no ano passado um número recorde de detenções no âmbito da luta antiterrorista.

Mas advertiu que o grupo 'jihadista' islâmico alargou o âmbito dos seus ataques, passando de alvos militares e policiais para alvos civis, e apontou como exemplo os atentados de 13 de novembro, em Paris, em que homens armados abriram fogo em bares, uma sala de espetáculos e um estádio, matando 130 pessoas.

"Nos últimos meses, temos assistido a uma expansão dos alvos, com muito mais planos para atacar o modo de vida ocidental, o que já aconteceu, obviamente, nos atentados de Paris, em novembro", disse Rowley à imprensa.

"Confrontamo-nos com um grupo terrorista com grandes ambições para cometer ataques enormes e espetaculares, e não apenas aqueles que conseguimos impedir até agora", acrescentou.

A polícia revelou antes ter frustrado sete conspirações para cometer atentados entre finais de 2014 e inícios de 2016.

Em todo o Reino Unido, a polícia fez o número recorde de 339 detenções relacionadas com a prevenção do terrorismo em 2015, cerca de metade das quais resultaram em acusações concretas.

As detenções nos últimos três anos foram 57% mais elevadas que nos anteriores três anos.

Cerca de 77% das detenções efetuadas no ano passado foram de cidadãos britânicos, 14% mulheres e 13% de jovens com 20 anos e menos de 20 anos -- uma nova tendência que reflete a forma como os 'jihadistas' do Daesh cativam grupos vulneráveis através das redes sociais.

O Reino Unido só sofreu um incidente fatal de terrorismo internacional desde 7 de julho de 2005, data dos atentados no sistema de transportes públicos londrino, que fizeram 52 mortos.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.