sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

PJ analisa lista de nomes do Daesh e implicações para Portugal

Em desenvolvimento

A Polícia Judiciária já tem parte da lista com cerca de 22 mil nomes ligados ao Daesh, noticiada pela Sky News, e está a analisá-la para saber se há portugueses e quais as implicações para o país.

Raqqa, junho de 2014.

Raqqa, junho de 2014.

© Stringer . / Reuters

Estão identificados os nomes de 22 mil militantes do Daesh em mais de 50 países. A lista foi entregue à Sky News, em formato electrónico, por um antigo apoiante do grupo.

São milhares de páginas que contêm nomes, moradas, números de telefone e contactos de familiares dos jihadistas. E até os questionarios feitos pelos terroristas aos que se juntaram ao Daesh.

A Polícia Judiciária já tem parte da lista, que foi publicada na internet e está a analisá-la.

A televisão britânica garante que há nomes conhecidos mas a informação contida na lista pode ajudar as autoridades a identificar os militantes do Daesh nos diferentes países.

EM ATUALIZAÇÃO

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.