sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 20 membros do Daesh mortos em bombardeamentos aéreos

Pelo menos 20 membros do grupo extremista Daesh foram hoje mortos no decurso de bombardeamentos da aviação russa e do exército sírio contra posições "jihadistas" na região de Palmira, referiu o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

O Daesh assumiu em maio de 2015 o controlo desta cidade, situada no deserto oriental e que alberga antigos tesouros e monumentos inscritos no património mundial da humanidade.

Os "jihadistas" cometeram atrocidades no local, designadamente ao decapitarem o antigo chefe das antiguidades, com 82 anos, ao praticarem execuções no teatro antigo e ao destruírem dois templos, incluindo o de Bel, em setembro de 2015, recordou a agência noticiosa France-Presse.

A OSDH, que dispõe de uma vasta série de informadores no terreno, referiu que pelo menos 20 "jihadistas" foram mortos e 50 feridos no decurso de pelo menos 35 ataques aéreos sírios e russos contra bairros da cidade.

Em paralelo, eclodiram combates terrestres entre "jihadistas" e tropas sírias, que parecem preparar-se para uma ampla ofensiva para retomar Palmira.

O Daesh e a Frente al-Nursa, o ramo sírio da Al-Qaida, estão excluídos da trégua anunciada para 27 de fevereiro por russos e norte-americanos, que parece manter-se apesar de violações esporádicas.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.