sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pentágono confirma morte de líder do Daesh, "Omar, o checheno"

O Pentágono confirmou hoje que um dos líderes do Daesh , "Omar, o checheno", foi morto a 4 de março durante um bombardeamento da coligação internacional.

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

Uma perspetiva aérea sobre o Pentágono. (Arquivo)

© Jason Reed / Reuters

"Acreditamos que morreu em consequência dos ferimentos", disse o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis.

O Observatório dos Direitos Humanos sírio, uma organização não-governamental com uma rede de fontes na Síria, anunciou no domingo que o líder estava "clinicamente morto" com suporte artificial de vida num hospital da província de Raqa, bastião do grupo no norte da Síria.

É sempre difícil para a coligação confirmar a morte dos líderes do grupo extremista alvos de ataques aéreos por falta de canais fiáveis no terreno.

Conhecido pela barba vermelha, "Omar, o checheno" tinha como verdadeiro nome Tarkhan Tayumurazovich Batirashvili.

Era conhecido pela sua crueldade e foi uma dos principais especialistas militares do grupo extremista.

Os Estados Unidos tinham oferecido cinco milhões de dólares por informações sobre o seu paradeiro.

Lusa

  • Israel está a formar unidade para combater Daesh
    5:14

    Mundo

    Na semana em que o Daesh viu serem roubadas milhares de fichas dos seus seguidores, o correspondente da SIC no Médio Oriente revela mais uma arma contra os terroristas. Israel tem vindo a formar a chamada unidade Karakal, para defender as fronteiras do país de ataques e até de uma eventual invasão do Daesh. Henrique Cymerman acompanhou os treinos militares desta unidade, onde lutam homens e mulheres.

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC