sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 16 pessoas morreram em bombardeamentos em Al Raqa, na Síria

Pelo menos dezasseis pessoas, entre as quais cinco mulheres e oito crianças, morreram hoje na Síria devido a bombardeamentos aéreos de origem desconhecida contra diferentes partes da cidade de Al Raqa, bastião do Daesh.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) disse que as aeronaves atacaram as zonas de Al Sur e Al Sauamea, assim como o bairro de Al Zakna e outras áreas da cidade de Al Raqa, no norte da síria.

Além disso, pelo menos quarenta pessoas ficaram feridas ou estão desaparecidas, acrescentou a organização não-governamental, que não descartou a possibilidade do número de mortos aumentar, porque há feridos graves.

A mesma fonte referiu que entre os mortos também há seguidores da organização jihadista.

Atualmente, o Daesh tem as suas posições bombardeadas pelas forças sírias e russas, assim como pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

O Daesh proclamou, no final de junho de 2014, um califado no território sírio e iraquiano, assumindo as partes do norte e central de ambos os Estados.

O ataque de hoje acontece no dia em que ocorrem as negociações de paz em Genebra entre uma delegação do Governo sírio e a Comissão Suprema para as Negociações (CSN), a principal aliança de oposição, patrocinadas pela ONU.

O Daesh está excluído do cessar-fogo, que começou em 27 de fevereiro e ainda está em vigor entre o Governo de Damasco e a CSN.

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.