sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 25 civis e 12 jihadistas mortos em ataque aéreo da coligação no norte do Iraque

Pelo menos 25 civis e 12 combatentes do Daesh foram mortos nas últimas 24 horas em bombardeamentos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos contra a cidade iraquiana de Mossul, referiu um responsável pela segurança.

Uncredited

Bunián al Yarba, membro da Comissão de segurança da governação da província de Nínive, cuja capital é Mossul, no norte do país, referiu em declarações à agência noticiosa Efe que a ofensiva também provocou cerca de 100 feridos, entre eles 25 membros do Daesh.

Al Yarba precisou que o primeiro bombardeamento foi desencadeado no domingo contra o edifício administrativo da universidade de Mossul, e acrescentou que os caças da coligação atacaram hoje um tribunal dos jihadistas situado perto do centro educativo.

O mesmo responsável acrescentou que o ataque de hoje provocou importantes danos materiais nos edifícios e locais próximos da universidade, e pediu à coligação internacional que tome precauções para evitar o bombardeamento de civis em Mossul.

Em 10 de junho de 2014 o Daesh ocupou Mossul e vastas zonas do norte do Iraque, e de seguida proclamou um califado nos territórios sob seu controlo no país e na vizinha Síria, onde impôs uma interpretação radical da lei islâmica.

As forças governamentais iraquianas, apoiadas por forças internacionais, já anunciaram os preparativos para tentarem reconquistar Mossul, principal bastião do Daesh no Iraque.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.