sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh tem recrutado portugueses na Grande Lisboa e centro do país

É na Grande Lisboa e no centro do país que o Daesh tem recrutado portugueses para o grupo terrorista.

O jornal Expresso garante que não tem sido utilizada apenas a internet para aliciar possíveis simpatizantes. Fonte ligada à investigação explica que a "capacidade de recrutamento do grupo continua e há novos casos", tendo aumentado "a ameaça e a preocupação".

O semanário garante que os arredores da capital são usados para "apoio logístico" aos radicais que passam por Portugal. Dois portugueses, suspeitos de fazerem propaganda extremista na internet foram alvo de um inquérito-crime por parte do Ministério Público.

O Expresso revela também que, há poucas semanas, as autoridades portuguesas conseguiram travar uma tentativa de radicalização numa instituição de reinserção social do norte de Lisboa.

  • Vigilância apertada nos aeroportos portugueses
    2:51

    Daesh

    Após a mensagem divulgada pelo Daesh, o Governo confirmou um reforço da vigilância nos aeroportos nacionais, mas o nível de alerta de ameaça terrorista mantém-se inalterado. A mensagem, com uma ameaça direta à Península Ibérica, levou ao reforço da videovigilância e comunicação entre as forças de segurança.

  • Daesh "é uma ameaça que tem de ser levada naturalmente a sério"
    5:28

    País

    A ministra da Administração Interna confirma que a vigilância foi reforçada nos aeroportos, mas não devido à ultima ameaça conhecida do Daesh. Em declarações a SIC, Constança Urbano de Sousa reforçou que o nível de alerta mantém-se moderado. A ministra considerou também prematuras as acusações de atuação excessiva da polícia no bairro da Ameixoeira.

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.