sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh tem recrutado portugueses na Grande Lisboa e centro do país

É na Grande Lisboa e no centro do país que o Daesh tem recrutado portugueses para o grupo terrorista.

O jornal Expresso garante que não tem sido utilizada apenas a internet para aliciar possíveis simpatizantes. Fonte ligada à investigação explica que a "capacidade de recrutamento do grupo continua e há novos casos", tendo aumentado "a ameaça e a preocupação".

O semanário garante que os arredores da capital são usados para "apoio logístico" aos radicais que passam por Portugal. Dois portugueses, suspeitos de fazerem propaganda extremista na internet foram alvo de um inquérito-crime por parte do Ministério Público.

O Expresso revela também que, há poucas semanas, as autoridades portuguesas conseguiram travar uma tentativa de radicalização numa instituição de reinserção social do norte de Lisboa.

  • Vigilância apertada nos aeroportos portugueses
    2:51

    Daesh

    Após a mensagem divulgada pelo Daesh, o Governo confirmou um reforço da vigilância nos aeroportos nacionais, mas o nível de alerta de ameaça terrorista mantém-se inalterado. A mensagem, com uma ameaça direta à Península Ibérica, levou ao reforço da videovigilância e comunicação entre as forças de segurança.

  • Daesh "é uma ameaça que tem de ser levada naturalmente a sério"
    5:28

    País

    A ministra da Administração Interna confirma que a vigilância foi reforçada nos aeroportos, mas não devido à ultima ameaça conhecida do Daesh. Em declarações a SIC, Constança Urbano de Sousa reforçou que o nível de alerta mantém-se moderado. A ministra considerou também prematuras as acusações de atuação excessiva da polícia no bairro da Ameixoeira.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.