sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh tem recrutado portugueses na Grande Lisboa e centro do país

É na Grande Lisboa e no centro do país que o Daesh tem recrutado portugueses para o grupo terrorista.

O jornal Expresso garante que não tem sido utilizada apenas a internet para aliciar possíveis simpatizantes. Fonte ligada à investigação explica que a "capacidade de recrutamento do grupo continua e há novos casos", tendo aumentado "a ameaça e a preocupação".

O semanário garante que os arredores da capital são usados para "apoio logístico" aos radicais que passam por Portugal. Dois portugueses, suspeitos de fazerem propaganda extremista na internet foram alvo de um inquérito-crime por parte do Ministério Público.

O Expresso revela também que, há poucas semanas, as autoridades portuguesas conseguiram travar uma tentativa de radicalização numa instituição de reinserção social do norte de Lisboa.

  • Vigilância apertada nos aeroportos portugueses
    2:51

    Daesh

    Após a mensagem divulgada pelo Daesh, o Governo confirmou um reforço da vigilância nos aeroportos nacionais, mas o nível de alerta de ameaça terrorista mantém-se inalterado. A mensagem, com uma ameaça direta à Península Ibérica, levou ao reforço da videovigilância e comunicação entre as forças de segurança.

  • Daesh "é uma ameaça que tem de ser levada naturalmente a sério"
    5:28

    País

    A ministra da Administração Interna confirma que a vigilância foi reforçada nos aeroportos, mas não devido à ultima ameaça conhecida do Daesh. Em declarações a SIC, Constança Urbano de Sousa reforçou que o nível de alerta mantém-se moderado. A ministra considerou também prematuras as acusações de atuação excessiva da polícia no bairro da Ameixoeira.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho