sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh ataca exército sírio com gás mostarda

O grupo radical Daesh atacou o exército sírio com gás mostarda perto da cidade de Deir Ezzor (leste), capital da província com o mesmo nome fronteiriça ao Iraque, segundo a agência oficial da Síria, Sana.

Reuters

"Os terroristas do Daesh (acrónimo árabe do EI) tomaram como alvo o aeroporto militar de Deir Ezzor com granadas de morteiro com gás mostarda, provocando casos de asfixia", indicou a agência.

O gás mostarda - que provoca dificuldades respiratórias, cegueira momentânea e bolhas dolorosas - já foi utilizado pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque, segundo várias informações de responsáveis norte-americanos, observadores e militantes sírios.

A cidade de Deir Ezzor é controlada em 60% por 'jihadistas' do EI que tentam desde 2014 tomar o aeroporto militar, situada a sudoeste da cidade. Mais de 200.000 civis estão quase sitiados pela grupo extremista, recebendo apoio regular por via aérea.

A província de Deir Ezzor é crucial para o Estado Islâmico dado situar-se entre a de Raqa, bastião do grupo, e a fronteira iraquiana, controlada em grande parte pelos jihadistas.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.