sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh ataca exército sírio com gás mostarda

O grupo radical Daesh atacou o exército sírio com gás mostarda perto da cidade de Deir Ezzor (leste), capital da província com o mesmo nome fronteiriça ao Iraque, segundo a agência oficial da Síria, Sana.

Reuters

"Os terroristas do Daesh (acrónimo árabe do EI) tomaram como alvo o aeroporto militar de Deir Ezzor com granadas de morteiro com gás mostarda, provocando casos de asfixia", indicou a agência.

O gás mostarda - que provoca dificuldades respiratórias, cegueira momentânea e bolhas dolorosas - já foi utilizado pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque, segundo várias informações de responsáveis norte-americanos, observadores e militantes sírios.

A cidade de Deir Ezzor é controlada em 60% por 'jihadistas' do EI que tentam desde 2014 tomar o aeroporto militar, situada a sudoeste da cidade. Mais de 200.000 civis estão quase sitiados pela grupo extremista, recebendo apoio regular por via aérea.

A província de Deir Ezzor é crucial para o Estado Islâmico dado situar-se entre a de Raqa, bastião do grupo, e a fronteira iraquiana, controlada em grande parte pelos jihadistas.

Lusa

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05