sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh ataca exército sírio com gás mostarda

O grupo radical Daesh atacou o exército sírio com gás mostarda perto da cidade de Deir Ezzor (leste), capital da província com o mesmo nome fronteiriça ao Iraque, segundo a agência oficial da Síria, Sana.

Reuters

"Os terroristas do Daesh (acrónimo árabe do EI) tomaram como alvo o aeroporto militar de Deir Ezzor com granadas de morteiro com gás mostarda, provocando casos de asfixia", indicou a agência.

O gás mostarda - que provoca dificuldades respiratórias, cegueira momentânea e bolhas dolorosas - já foi utilizado pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque, segundo várias informações de responsáveis norte-americanos, observadores e militantes sírios.

A cidade de Deir Ezzor é controlada em 60% por 'jihadistas' do EI que tentam desde 2014 tomar o aeroporto militar, situada a sudoeste da cidade. Mais de 200.000 civis estão quase sitiados pela grupo extremista, recebendo apoio regular por via aérea.

A província de Deir Ezzor é crucial para o Estado Islâmico dado situar-se entre a de Raqa, bastião do grupo, e a fronteira iraquiana, controlada em grande parte pelos jihadistas.

Lusa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.