sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Turquia deteve dois suspeitos do Daesh que preparavam atentados suicida

As autoridades turcas prenderam dois suspeitos por estarem a preparar ataques suicidas a mando do grupoDaesh, que reivindicou os dois atentados à bomba ocorridos recentemente em Istambul, noticia hoje a imprensa local.

reuters

Segundo a agência noticiosa Dogan, que cita um comunicado do governador local, os dois suspeitos foram detidos na província de Gaziantep (sul), junto à fronteira com a Síria.

Um dos detidos é Mehmet Mustafa Cevik, descrito como membro do Daesh e que pertence também ao Grupo Dokumacilar, ligado ao grupo.

O Grupo Dokumacilar, que honra o nome do seu fundador, Mustafa Dokumaci, é uma unidade de bombistas suicidas suspeita de estar ligada ao ataque de outubro de 2015 que matou 103 pessoas durante uma manifestação pela paz em Ancara, naquele que foi o mais sangrento atentado terrorista de sempre na Turquia.

A célula do Daesh está também associada ao atentado registado em julho de 2015 na cidade de Suruc, próximo da fronteira com a Síria.

O outro suspeito detido é Ercan Capkin, irmão de Ekran Capkin, um dos bombistas suicidas que morreu no ataque de 19 de março último em Istambul, que causou quatro mortos.

Ambos os suspeitos foram apresentados ao tribunal de Gaziantep, que confirmou a prisão até ao julgamento.

O Ministério do Interior turco tem atualmente detidos 23 suspeitos de ligações ao grupo Estado Islâmico.

A Turquia está em alerta máximo há já vários meses devido à série de ataques terroristas atribuídos tanto ao EI como a militantes curdos

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19