sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Turquia deteve dois suspeitos do Daesh que preparavam atentados suicida

As autoridades turcas prenderam dois suspeitos por estarem a preparar ataques suicidas a mando do grupoDaesh, que reivindicou os dois atentados à bomba ocorridos recentemente em Istambul, noticia hoje a imprensa local.

reuters

Segundo a agência noticiosa Dogan, que cita um comunicado do governador local, os dois suspeitos foram detidos na província de Gaziantep (sul), junto à fronteira com a Síria.

Um dos detidos é Mehmet Mustafa Cevik, descrito como membro do Daesh e que pertence também ao Grupo Dokumacilar, ligado ao grupo.

O Grupo Dokumacilar, que honra o nome do seu fundador, Mustafa Dokumaci, é uma unidade de bombistas suicidas suspeita de estar ligada ao ataque de outubro de 2015 que matou 103 pessoas durante uma manifestação pela paz em Ancara, naquele que foi o mais sangrento atentado terrorista de sempre na Turquia.

A célula do Daesh está também associada ao atentado registado em julho de 2015 na cidade de Suruc, próximo da fronteira com a Síria.

O outro suspeito detido é Ercan Capkin, irmão de Ekran Capkin, um dos bombistas suicidas que morreu no ataque de 19 de março último em Istambul, que causou quatro mortos.

Ambos os suspeitos foram apresentados ao tribunal de Gaziantep, que confirmou a prisão até ao julgamento.

O Ministério do Interior turco tem atualmente detidos 23 suspeitos de ligações ao grupo Estado Islâmico.

A Turquia está em alerta máximo há já vários meses devido à série de ataques terroristas atribuídos tanto ao EI como a militantes curdos

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão pelas 10:30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.

  • Sérgio Monteiro diz que proposta da Lone Star era a única viável
    0:35

    Economia

    Sérgio Monteiro diz que a proposta da Lone Star para comprar o Novo Banco era a única viável. Ouvido no Parlamento e em resposta ao PSD, o consultor que trabalhou com o Banco de Portugal durante o processo admite, no entanto, que há uma condição que pode inviabilizar o negócio.