sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Obama diz que a única forma de vencer o Daesh é acabar com a guerra na Síria

O Presidente norte-americano defendeu que a única forma de acabar com o grupo extremista Daesh é pôr termo à guerra civil na Síria, onde houve "repetidas violações" do cessar-fogo pelo regime de Bashar al-Assad.

reuters

Barack Obama deslocou-se na quarta-feira à sede, em Langley (Virginia), da Agência Central de Informação (CIA) para se atualizar em relação aos esforços na luta contra o Daesh na Síria e no Iraque.

"A única maneira de realmente vencer o Daesh é acabar com a guerra civil síria que o Daesh tem explorado. Continuamos a trabalhar por uma solução diplomática para este horrível conflito", realçou.

A intervenção de Obama coincidiu com o início, esta quarta-feira, de uma nova ronda de negociações em Genebra entre o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e a oposição, num momento em que decorrem eleições legislativas no país árabe, cuja legitimidade foi colocada em causa por Washington.

Para Obama, desde que entrou em vigor, a 27 de fevereiro, um cessar-fogo entre o Governo sírio e os grupos armados da oposição, a violência diminuiu mas "não foi eliminada", apesar de ter permitido que organizações humanitárias prestassem assistência ao povo sírio.

"Temos assistido a contínuas violações do regime de Assad", frisou Obama, que também fez referência a ataques de extremistas da Frente al-Nusra, ramo da Al-Qaida na Síria.

Obama garantiu que a ofensiva dos Estados Unidos contra o Daesh na Síria e no Iraque atravessa um bom momento, com ataques à estrutura financeira do grupo terrorista, e com ofensivas para acabar com a capacidade de se financiar a partir do tráfico de petróleo.

Mais de um ano e meio depois do primeiro ataque contra o Daesh, o grupo terrorista controla menos território, realçou Obama, dando conta de que os Estados Unidos lançaram mais de 11.500 raides aéreos.

Apesar dos progressos, o secretário da Defesa, Ash Carter, afirmou recentemente que o Pentágono está a avaliar a possibilidade de aumentar o seu apoio, o que poderia incluir um aumento das forças no terreno, a par com o envio de material militar para os iraquianos, segundo meios de comunicação locais.

Em novembro, Obama autorizou o destacamento de tropas (50 membros das forças especiais) na guerra civil síria, algo que recusava há anos.

O Presidente norte-americano viaja para Riade na próxima semana para participar, a 21 de abril, na cimeira do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), do qual fazem parte Bahrein, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Com Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.