sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh pode produzir próprias armas químicas

O diretor-geral da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) assegurou esta terça-feira existirem indícios "extremamente preocupantes" de que o Daesh tem condições para produzir armas químicas na Síria e no Iraque.

(Arquivo)

(Arquivo)

"É possível que as tenham produzido eles mesmos, o que é extremamente preocupante. Isso quer dizer que têm a tecnologia, os conhecimentos e o acesso às substâncias que podem ser utilizadas na produção de armas químicas", afirmou Ahmet Üzümcü, citado pela agência de notícias francesa AFP.

Em fevereiro, o diretor da CIA (serviços secretos federais norte-americanos), John Brennan, declarou ao canal televisivo CBS News que os combatentes do Daesh tinham capacidade para fabricar pequenas quantidades de cloro e gás mostarda.

A coligação internacional que combate o Daesh realizou, no início de março, bombardeamentos contra instalações do grupo, reduzindo "a capacidade do EI para produzir armas químicas", segundo o porta-voz do Pentágono Peter Cook.

As equipas de investigadores da OPAQ tinham encontrado provas de que havia sido utilizado gás mostarda em agosto no Iraque e na Síria, nomeadamente em Marea, na província de Alepo.

Desde há vários meses que a OPAQ vem dando conta sem se pronunciar sobre os responsáveis do recurso recorrente ao gás sarin, ao gás mostarda e ao cloro nos combates que há cinco anos destroem a Síria e já fizeram mais de 260.000 mortos.

"Há fortes suspeitas de que os jihadistas terão usado" armas químicas, sublinhou Ahmet Üzümcü, embora recusando-se a mencionar ataques específicos.

A 9 de março, um ataque químico à cidade de Taza, no norte do Iraque, imputado aos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico, matou três crianças e provocou ferimentos em 1500 pessoas.

No início de abril, a Rússia e a China propuseram ao Conselho de Segurança uma resolução destinada a impedir a aquisição de armas químicas por grupos extremistas nos países vizinhos da Síria, como o Iraque e a Turquia.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".