sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 50 combatentes do Daesh mortos no Iraque

Pelo menos 50 combatentes do Daesh morreram hoje em combates contra soldados curdos e ataques das forças armadas iraquianas e da coligação internacional na província de Ninive, norte do Iraque.

© Stringer . / Reuters

O dirigente da União Patriótica do Curdistão (UPK), Gayaz al Suryi, informou que cerca de 28 extremistas perderam a vida em combates com os soldados curdos.

As forças curdas, apoiadas pela milícia cristã Unidades de Proteção, impediram a ofensiva, na qual o Daesh utilizou bombistas suicidas.

Entre os elementos do grupo extremista mortos encontram-se pessoas com nacionalidade árabe e estrangeira.

O exército iraquiano informou, em comunicado, que 31 membros do grupo extremista morreram durante os ataques aéreos da coligação internacional e por bombardeamentos da artilharia iraquiana no sul de Mossul.

As forças iraquianas combatem o Daesh desde junho de 2014, quando o grupo proclamou um califado nas zonas sob seu controlo no Iraque e na Síria.

Com Lusa

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02