sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Sete mortos e 24 feridos em ataque contra fábrica de gás no Iraque

Sete trabalhadores foram mortos e outros 24 ficaram feridos hoje num ataque realizado por oito terroristas suicidas do autoproclamado Daesh contra uma fábrica de gás na cidade iraquiana Taji, a 30 quilómetros a norte de Bagdade.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

De acordo com uma fonte da polícia iraquiana, o ataque foi cometido simultaneamente por seis extremistas com cintos armadilhados e outros dois suicidas que dirigiam dois veículos carregados com explosivos.

A fonte explicou que os dois carros-bomba foram detonados na entrada principal das instalações, enquanto os terroristas se infiltraram no complexo, onde incendiaram dois depósitos de gás, após terem detonado os explosivos que carregavam junto ao corpo.

Os oito terroristas suicidas morreram no ataque, segundo a fonte policial, devido à detonação dos explosivos, mas também por disparos das forças de segurança, que impediram os jihadistas de ocuparem a fábrica, adiantou a polícia.

Equipas de bombeiros deslocaram-se para o local para controlar as chamas na fábrica de gás, que se estenderam às casas dos trabalhadores, acrescentou a mesma fonta.

Os ataques com grupos de suicidas são um método comum utilizado pelo Estado Islâmico nas suas ofensivas contra as forças de segurança no Iraque, onde controlam importantes zonas no norte e oeste do país desde junho de 2014.

Com Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.