sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Sete mortos e 24 feridos em ataque contra fábrica de gás no Iraque

Sete trabalhadores foram mortos e outros 24 ficaram feridos hoje num ataque realizado por oito terroristas suicidas do autoproclamado Daesh contra uma fábrica de gás na cidade iraquiana Taji, a 30 quilómetros a norte de Bagdade.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

De acordo com uma fonte da polícia iraquiana, o ataque foi cometido simultaneamente por seis extremistas com cintos armadilhados e outros dois suicidas que dirigiam dois veículos carregados com explosivos.

A fonte explicou que os dois carros-bomba foram detonados na entrada principal das instalações, enquanto os terroristas se infiltraram no complexo, onde incendiaram dois depósitos de gás, após terem detonado os explosivos que carregavam junto ao corpo.

Os oito terroristas suicidas morreram no ataque, segundo a fonte policial, devido à detonação dos explosivos, mas também por disparos das forças de segurança, que impediram os jihadistas de ocuparem a fábrica, adiantou a polícia.

Equipas de bombeiros deslocaram-se para o local para controlar as chamas na fábrica de gás, que se estenderam às casas dos trabalhadores, acrescentou a mesma fonta.

Os ataques com grupos de suicidas são um método comum utilizado pelo Estado Islâmico nas suas ofensivas contra as forças de segurança no Iraque, onde controlam importantes zonas no norte e oeste do país desde junho de 2014.

Com Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.