sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Exército sírio encontra vala comum com 31 corpos na cidade de Palmira

O exército sírio encontrou hoje uma vala comum com 31 cadáveres na cidade de Palmira, que esteve até há dois meses debaixo do controlo do grupo terrorista Daesh.

Hussein Malla

Os soldados, em colaboração com as Forças de Defesa Nacional - milícias pró-governamentais -, encontraram a vala nos arredores do aeroporto de Palmira, situado a Este da província síria de Homs, segundo a agência de notícias oficial síria que, cita uma fonte presente no local.

Entre os cadáveres há um de um menor e outro de uma mulher, e alguns dos corpos estão decapitados e mostram sinais de terem sido torturados, revelou a mesma fonte, a coberto de anonimato.

Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos elevou o número de cadáveres descobertos na vala comum para 65, que assegurou tratarem-se de elementos das forças governamentais assassinados no passado pelos jihadistas.

O exército sírio, apoiado pela aviação russa, recuperou o domínio de Palmira, cujas ruínas greco-romanas são património Mundial da UNESCO, no passado dia 27 de março, depois de esta ter estado sob controlo do Daesh durante dez meses.

Cinco dias mais tarde, as forças de defesa nacional encontraram a noroeste de Palmira uma vala comum com 40 corpos de menores e de mulheres, assassinados pelos extremistas.

Com Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim