sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh inicia ofensiva a norte da Síria e controla cinco povoações

O Daesh lançou esta sexta-feira uma ofensiva no norte da província síria de Alepo (noroeste), onde retirou às fações rebeldes islâmicas o controlo de cinco localidades perto da fronteira com a Turquia.

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

© Jalal Al-mamo / Reuters

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) disse que os jihadistas conquistaram as povoações de Kafr Kalbin, Niara, Barisha, Yabrin e Kaluabrin, nas proximidades da cidade de Azaz, na fronteira com o território turco.

Durante os combates, pelo menos 30 opositores do Daesh e 11 jihadistas morreram, assim como nove civis - entre os quais quatro menores e quatro mulheres - no fogo de artilharia e nos confrontos em Kalyabrin.

O Daesh conseguiu cortar a via de abastecimento entre as localidades de Azaz e Marea, ambas sob domínio do Exército de Al Fatah (Conquista), uma aliança armada islâmica que luta com a Frente al-Nosra, filial síria da Al-Qaida.

Desde 2014 que o Daesh não conseguia aproximar-se de Azaz, de onde foi expulso por outras fações.

A organização extremista lançou a ofensiva ao mesmo tempo que é alvo de uma operação militar das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos EUA, na província de Al Raqa (noroeste), onde instalou a sua capital.

Segundo o OSDH, pelo menos oito cadáveres de radicais chegaram hoje ao hospital de Raqa, aumentando para 39 o número de baixas nas fileiras do Daesh por causa dos bombardeamentos da aliança internacional e dos confrontos com as FSD desde o início da sua ofensiva há três dias.

Com Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.