sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh inicia ofensiva a norte da Síria e controla cinco povoações

O Daesh lançou esta sexta-feira uma ofensiva no norte da província síria de Alepo (noroeste), onde retirou às fações rebeldes islâmicas o controlo de cinco localidades perto da fronteira com a Turquia.

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

Uma jornalista corre com um rebelde para evitar os snipers do Daesh, em Alepo na Síria. (outubro de 2014)

© Jalal Al-mamo / Reuters

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) disse que os jihadistas conquistaram as povoações de Kafr Kalbin, Niara, Barisha, Yabrin e Kaluabrin, nas proximidades da cidade de Azaz, na fronteira com o território turco.

Durante os combates, pelo menos 30 opositores do Daesh e 11 jihadistas morreram, assim como nove civis - entre os quais quatro menores e quatro mulheres - no fogo de artilharia e nos confrontos em Kalyabrin.

O Daesh conseguiu cortar a via de abastecimento entre as localidades de Azaz e Marea, ambas sob domínio do Exército de Al Fatah (Conquista), uma aliança armada islâmica que luta com a Frente al-Nosra, filial síria da Al-Qaida.

Desde 2014 que o Daesh não conseguia aproximar-se de Azaz, de onde foi expulso por outras fações.

A organização extremista lançou a ofensiva ao mesmo tempo que é alvo de uma operação militar das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos EUA, na província de Al Raqa (noroeste), onde instalou a sua capital.

Segundo o OSDH, pelo menos oito cadáveres de radicais chegaram hoje ao hospital de Raqa, aumentando para 39 o número de baixas nas fileiras do Daesh por causa dos bombardeamentos da aliança internacional e dos confrontos com as FSD desde o início da sua ofensiva há três dias.

Com Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.