sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Curdos iraquianos retomam nove localidades do norte ao Daesh

As forças curdas concluíram hoje uma operação contra o Daesh no norte do Iraque após terem retomado nove localidades aos jihadistas, refere um comunicado.

© Alaa Al-Marjani / Reuters

A operação a leste de Mossul "atingiu os seus objetivos prioritários", indicou o Conselho de Segurança da região autónoma do Curdistão iraquiano, ao referir-se à recuperação de nove cidades controladas pelo Daesh desde junho de 2014.

Cerca de 5.500 peshmergas (combatentes curdos iraquianos), apoiados pela aviação internacional dirigida pelos Estados Unidos, integraram a operação desencadeada domingo antes do amanhecer.

No seu avanço, garantiram o controlo de uma zona de cerca de 120 metros quadrados, perto da estrada principal entre Mossul, o principal bastião do Daesh no Iraque, e Erbil, a capital do Curdistão iraquiano.

Segundo o comunicado, 140 jihadistas foram mortos e 14 viaturas armadilhadas destruídas no decurso desta operação de dois dias.

Quatro peshmergas também terão sido mortos e 34 feridos, indicou um responsável das forças curdas em conferência de imprensa.

Esta operação nos arredores de Mossul ocorreu em simultâneo com uma grande ofensiva, ainda em curso das forças iraquianas contra Fallujah, uma outra importante cidade iraquiana controlada pelo Daesh.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.