sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Curdos iraquianos retomam nove localidades do norte ao Daesh

As forças curdas concluíram hoje uma operação contra o Daesh no norte do Iraque após terem retomado nove localidades aos jihadistas, refere um comunicado.

© Alaa Al-Marjani / Reuters

A operação a leste de Mossul "atingiu os seus objetivos prioritários", indicou o Conselho de Segurança da região autónoma do Curdistão iraquiano, ao referir-se à recuperação de nove cidades controladas pelo Daesh desde junho de 2014.

Cerca de 5.500 peshmergas (combatentes curdos iraquianos), apoiados pela aviação internacional dirigida pelos Estados Unidos, integraram a operação desencadeada domingo antes do amanhecer.

No seu avanço, garantiram o controlo de uma zona de cerca de 120 metros quadrados, perto da estrada principal entre Mossul, o principal bastião do Daesh no Iraque, e Erbil, a capital do Curdistão iraquiano.

Segundo o comunicado, 140 jihadistas foram mortos e 14 viaturas armadilhadas destruídas no decurso desta operação de dois dias.

Quatro peshmergas também terão sido mortos e 34 feridos, indicou um responsável das forças curdas em conferência de imprensa.

Esta operação nos arredores de Mossul ocorreu em simultâneo com uma grande ofensiva, ainda em curso das forças iraquianas contra Fallujah, uma outra importante cidade iraquiana controlada pelo Daesh.

Com Lusa

  • Seca extrema agrava-se no interior alentejano, produção de trigo pode cair 40%
    6:22

    País

    A falta de chuva está a provocar prejuízos na agricultura, em especial no setor dos cereais, como o trigo que, este ano, deverá registar uma quebra de 40% na produção. O repórter Luís Godinho convidou o agricultor e professor de Ciências Agrárias na Universidade de Évora, Ricardo Freixial, para explicar os prejuízos que a seca está a provocar nas culturas e a sustentabilidade da agricultura portuguesa perante as alterações climáticas.