sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Forças iraquianas entram em Fallujah, bastião do Daesh

As forças iraquianas entraram hoje na cidade de Fallujah, bastião do grupo extremista Daesh no país, naquela que é a nova fase da operação para recuperar a cidade.

© Alaa Al-Marjani / Reuters

"As forças iraquianas entraram em Fallujah sob proteção aérea da coligação internacional, força aérea iraquiana e aviação do exército e com o apoio de artilharia e tanques", disse o tenente-general Abdelwahab al-Saadi, encarregue da operação.

"Forças dos serviços de contraterrorismo, a polícia de Anbar e o exército iraquiano, pelas 04:00 (02:00 em Lisboa), começaram a entrar em Fallujah vindos de três direções diferentes", disse.

"Há resistência do Daesh", afirmou.

O envolvimento dos serviços de contraterrorismo marca o início de uma fase de combate urbano na cidade onde as forças norte-americanas enfrentaram, em 2004, as suas batalhas mais duras desde a Guerra do Vietname.

Apenas algumas centenas de famílias conseguiram fugir de Fallujah antes da operação, estimando-se que 50 mil civis estejam na cidade, o que gera receios de que os extremistas os usem como escudos humanos.

Com Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.