sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pentágono garante que EUA e Rússia não estão a coordenar-se no combate ao Daesh

Os Estados Unidos e a Rússia não estão a coordenar-se militarmente no norte da Síria, mesmo quando as forças que apoiam começam a atuar em proximidade à medida que ganham terreno ao grupo extremista Daesh.

(Arquivo)

(Arquivo)

STR

Esta falta de coordenação foi referida hoje por um assessor de imprensa do Pentágono, Peter Cook.

As forças do regime sírio, apoiadas por aviões russos, e a aliança liderada pelos curdos e apoiada pelos Estados Unidos estão a fazer ofensivas separadas contra o Daesh numa vasta área a oeste de Raqa, a capital de facto do grupo extremista.

"Coordenação direta de atividades no terreno não está a acontecer", disse Cook.

Dirigentes militares norte-americanos e russos falam regularmente para garantir que os seus aviões não correm riscos de se atingir mutuamente sobre a Síria, mas apenas ao nível das comunicações no país em guerra, acrescentou Cook.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, os combatentes governamentais apoiados pelos russos estão a 24 quilómetros do Lago Assad, uma importante reserva de água no vale do Eufrates, contida pela barragem de Tabqa, situada 50 quilómetros a oeste de Raqa.

Ao mesmo tempo, membros da aliança, liderada pelos curdos, designada Forças Democráticas Sírias estão a 60 quilómetros a norte de Raqa, se bem que o seu foco imediato é outra cidade, designada Manbij, que é vista como um importante ponto de trânsito para os combatentes do Daesh.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.