sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Forças iraquianas ocuparam centro de Fallujah que estava nas mãos do Daesh

As forças iraquianas ocuparam hoje o centro da cidade de Fallujah, tendo feito recuar o quartel-general dos extremistas do Daesh, disseram fontes militares de Bagdad.

© Alaa Al-Marjani / Reuters

Após vários dias de combates, as forças especiais de contraterrorismo (CTS) e outras unidades militares iraquianas conseguiram progredir até ao centro da cidade, ponto estratégico para o grupo extremista a apenas 50 quilómetros da capital do país.

"As unidades do CTS e as forças de intervenção rápida controlam o complexo governamental no centro de Fallujah" disse à agência noticiosa France Presse o general Abdelwahab al-Saadi, comandante operacional da luta contra os extremistas islâmicos.

Raed Shaker Jawdat, chefe da polícia federal, confirmou a entrada das forças governamentais na cidade.

A reconquista do centro de Fallujah, tomada pelos extremistas em janeiro de 2014, é um momento significativo que se enquadra na ofensiva de Bagdad lançada no dia 23 de maio.

"A libertação do complexo governamental simboliza o restabelecimento da autoridade do Estado", acrescentou o chefe da polícia federal.

Os edifícios reconquistados pertenciam ao conselho governamental local, ao corpo de polícia e aos serviços de segurança.

Segundo os militares de Bagdad, as forças do governo enfrentaram uma "resistência limitada" por parte dos extremistas do Daesh na última fase da ofensiva que tinha como objetivo a reconquista do centro da cidade.


Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.