sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Primeiro-ministro iraquiano diz que o Daesh já só controla "pequena parte" de Fallujah

As forças iraquianas recuperaram ao Daesh a maior parte de Fallujah e os jihadistas já só controlam "uma pequena parte" da cidade, afirmou o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

© Alaa Al-Marjani / Reuters

"Nós prometemo-vos a libertação de Fallujah e recuperámo-la (a cidade). As nossas forças de segurança controlam a cidade, à exceção de uma pequena parte, cuja segurança precisa ainda de ser garantida nas próximas horas", disse numa breve declaração à televisão pública iraquiana.

Horas antes, comandantes iraquianos tinham anunciado ter conquistado ao Daesh o principal quartel-general do Governo, no centro de Fallujah, no qual içaram a bandeira nacional.

No avanço para o centro deste importante bastião jihadista, situado a 50 quilómetros a oeste de Bagdad, as forças de elite do contraterrorismo (CTS) e as outras unidades militares enfrentaram uma resistência reduzida dos jihadistas, que se deslocaram para o lado oeste da cidade, explicaram à agência de notícias francesa, AFP.

Desde o lançamento, a 23 de maio, da ofensiva para recuperar Fallujah, com o apoio aéreo fundamental da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, soldados, polícias e milicianos iraquianos conseguiram cercar a cidade e reconquistar os bairros periféricos.

Mas avançaram com prudência em direção ao centro da cidade, devido aos engenhos explosivos colocados pelo Daesh e por temerem pela vida de milhares de civis ali retidos com os jihadistas.

"As unidades da CTS e as forças de intervenção rápida retomaram o quartel-general governamental no centro de Fallujah", disse o general Abdelwahab al-Saadi, comandante da ofensiva.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..