sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh consegue furar cerco da cidade de Manjib

O grupo que se designa por Estado Islâmico lançou hoje um ataque de surpresa às forças que cercavam a cidade de Manbij, conseguindo recapturar duas localidades a combatentes apoiados pelos EUA, informou uma organização não-governamental.

(Arquivo)

(Arquivo)

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) adiantou que o grupo tinha enviado um pequeno grupo de milicianos a localidades situadas a sudeste do seu bastião de Manjib, no norte da Síria.

Estas localidades tinham sido conquistadas nas últimas semanas pelas Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos EUA, no contexto da sua campanha pela conquista de Manbij.

"O (grupo) Estado Islâmico está a tentar defender Manbij com o envio de combatentes para fora da cidade para atacar as FDS naquelas localidades", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

As FDS, uma aliança entre curdos e árabes que tem o apoio aéreo da coligação liderada pelos EUA, cercaram Manbij há cerca de 10 dias.

Mas desde então o seu progresso tem sido dificultado com ataques suicidas por parte de combatentes daquele grupo.

Controlada pelo grupo Estado Islâmico desde 2014, Manbij tem sido um ponto importante na rota de abastecimento do grupo, desde a fronteira turca até à sua praça-forte de Raqa, passando pela cidade de Tabqa.

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.