sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Forças iraquianas libertaram cidade de Fallujah

As forças iraquianas libertaram totalmente Fallujah, uma cidade do oeste do Iraque nas mãos do Daesh do grupo Estado Islâmico (EI) desde janeiro de 2014, foi hoje anunciado.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

"Hoje, o comandante das operações em Fallujah, o general Abdelwahab al-Saadi, anuncia que a cidade foi libertada depois das forças de elite antiterrorismo assumiram o controlo do bairro Al-Jolan", indicou um porta-voz das forças iraquianas, Sabah al-Noman.

"Não demorou mais de duas horas reconquistar. O EI não disparou uma única bala", afirmou Noman.

As forças de segurança iraquianas lançaram uma ofensiva em 23 de maio para reconquistar um dos mais emblemáticos bastiões do EI, localizado a apenas 50 quilómetros a oeste de Bagdad.

Dezenas de milhares de habitantes da cidade fugiram desde o início da ofensiva e o regresso, uma vez libertada a cidade, arrisca-se a tornar-se complicada devido à presença em massa de engenhos explosivos.

Um responsável militar afirmou no sábado que as forças iraquianas tinham controlado 20.000 pessoas antes de fugirem dos combates para desmascarar eventuais envolvidos do Daesh que podiam ter tentado misturar-se com refugiados.

Com Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.