sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Atentado de domingo no Iraque fez 213 mortos

GALERIA DE FOTOS

O atentado de domingo no centro de Bagdade fez 213 mortos, revelaram hoje as autoridades iraquianas, num novo balanço. O atentado foi perpetrado com um carro armadilhado que explodiu numa rua do bairro comercial de Karrada, numa altura em que centenas de pessoas faziam compras para a festa muçulmana de Eid al-Fitr, que culmina o mês do Ramadão e se celebra dentro de poucos dias.

© Khalid Al Mousily / Reuters

© Khalid Al Mousily / Reuters

© Khalid Al Mousily / Reuters

© Khalid Al Mousily / Reuters

© Khalid Al Mousily / Reuters

© Khalid Al Mousily / Reuters

O ataque, o que mais mortos fez este ano no Iraque, foi reivindicado pelo grupo extremista Daesh.

No domingo, a União Europeia (UE) reiterou o apoio ao Governo iraquiano na luta contra o Daesh e os seus esforços para estabilizar áreas que têm sido libertadas da organização extremista.

"O atentado suicida com um carro armadilhado efetuado pelo Daesh em Bagdade esta noite (...) teve como alvo cidadãos iraquianos inocentes", disse a alta representante da UE para a Política Externa, Frederica Mogherini.

A União Europeia, sublinhou, está "ao lado do Governo iraquiano na luta contra o Daesh".

"A vitória militar das forças de segurança iraquianas e, sobretudo, a recente libertação de Fallujah, é um importante passo na luta contra o Daesh", sustentou a alta representante da Política Externa e Segurança Comum da UE.

A União, sublinhou Mogherini, continuará a apoiar, em particular o Iraque, nos esforços para estabilizar rapidamente as áreas de que expulsou o grupo terrorista.

Com Lusa

  • 120 mortos em atentados do Daesh em Bagdade
    1:45

    Mundo

    120 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em dois atentados em Bagdade, este sábado. O Daesh já reivindicou os ataques dizendo que o alvo principal foi a população shiita. O primeiro-ministro iraquiano foi vaiado quando visitou um dos alvos do ataque na capital iraquiana.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.