sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

ONU diz que encontrar uma solução para lutar contra o Daesh é "crucial"

O representante da ONU na Síria, Staffan de Mistura, considerou esta segunda-feira que o momento era "crucial" para encontrar uma solução, combinando a luta contra o Daesh com a transição política do país.

(Arquivo)

(Arquivo)

"O momento é crucial. Até setembro temos uma janela aberta para encontrar uma fórmula que combina a luta contra o Daesh (acrónimo árabe para o Estado Islâmico) e a Al-Nosra (ramo sírio da Al-Qaida) com a transição política", disse Staffan de Mistura em Roma.

O enviado especial da ONU, que falava após se ter reunido com o chefe de diplomacia italiana, Paolo Gentiloni, considerou ainda que "a chave está numa possível aliança entre a Rússia e os Estados Unidos".

Estes dois países "demonstraram que conseguiam chegar a acordo e os outros iriam atrás deles", acrescentou.

Staffan de Mistura confirmou também "a firme intenção" do secretário-geral da ONU e a sua "de relançar as negociações da Síria (...) o mais rapidamente possível".

Há menos de duas semanas, Staffan de Mistura já tinha demonstrado esperança, na sede da ONU, na convocação de uma nova sessão de negociações de países durante o mês de julho.

"O nosso objetivo é em julho, mas não a qualquer preço nem sem garantias", afirmou depois de se ter reencontrado com o Conselho de Segurança da ONU.

Explicou que quer garantir que quando se convocarem "as negociações, haverá uma possibilidade de progressão para uma transição política em agosto".

Esta é uma das principais dificuldades das negociações entre o poder sírio e a oposição armada, que se opõe ao papel que o Presidente Bashar al-Assad desempenharia numa transição.

No início do ano, realizaram-se em Genebra duas rondas de conversações de paz indireta. Segundo os planos da ONU, as conversações deveriam de levar à criação de um órgão de transição até dia 01 de agosto, a redação de uma nova constituição e a organização de eleições em 2017.

Lusa

  • 120 mortos em atentados do Daesh em Bagdade
    1:45

    Mundo

    120 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em dois atentados em Bagdade, este sábado. O Daesh já reivindicou os ataques dizendo que o alvo principal foi a população shiita. O primeiro-ministro iraquiano foi vaiado quando visitou um dos alvos do ataque na capital iraquiana.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11