sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Drones norte-americanos voltam a silenciar rádio do Daesh no Afeganistão

Aviões de guerra não tripulados norte-americanos voltaram hoje a silenciar a Voz do Califado, a emissora do grupo Daesh no Afeganistão e mataram pelo menos 26 supostos jihadistas, referiram fontes oficiais.

(Reuters)

(Reuters)

© Ho New / Reuters

A estação de rádio tinha voltado a emitir em maio na província de Nangarhar (leste do país), após ter sido destruída em fevereiro por bombas lançadas por drones norte-americanos.

"A rádio do Daesh foi destruída esta manhã num bombardeamento de um drone de tropas estrangeiras na zona de Mohmandara do distrito de Achin", disse à agência noticiosa Efe Attaullah Khogyanai, porta-voz do governador provincial.

Em comunicado o gabinete do governador informou que pelo menos 26 jihadistas foram mortos em dois ataques de drones, que atuam em apoio das forças governamentais afegãs.

A rádio era sintonizada em frequência modulada em áreas do sul desta província fronteiriça com o Paquistão em línguas como o pashtun, dari, uzbeque, árabe e punjabi, com conteúdos que incluíam o recrutamento para as fileiras jihadistas e propaganda contra o Governo afegão.

A emissora tinha já sido destruída em fevereiro num ataque de drones dos Estados Unidos que provocou 29 mortos, e quando funcionava há dois meses, também com conteúdos em língua inglesa.

Achin é o distrito onde os jihadistas se têm mostrado mais ativos no Afeganistão. Apesar de as forças afegãs terem assegurado em março que os derrotaram em toda a província, os combates prosseguem em diversas regiões.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou que os Estados Unidos vão manter neste país asiático 8.400 soldados quando terminar o seu mandato em janeiro, ao contrário dos 5.500 inicialmente previstos.


Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim