sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Drones norte-americanos voltam a silenciar rádio do Daesh no Afeganistão

Aviões de guerra não tripulados norte-americanos voltaram hoje a silenciar a Voz do Califado, a emissora do grupo Daesh no Afeganistão e mataram pelo menos 26 supostos jihadistas, referiram fontes oficiais.

(Reuters)

(Reuters)

© Ho New / Reuters

A estação de rádio tinha voltado a emitir em maio na província de Nangarhar (leste do país), após ter sido destruída em fevereiro por bombas lançadas por drones norte-americanos.

"A rádio do Daesh foi destruída esta manhã num bombardeamento de um drone de tropas estrangeiras na zona de Mohmandara do distrito de Achin", disse à agência noticiosa Efe Attaullah Khogyanai, porta-voz do governador provincial.

Em comunicado o gabinete do governador informou que pelo menos 26 jihadistas foram mortos em dois ataques de drones, que atuam em apoio das forças governamentais afegãs.

A rádio era sintonizada em frequência modulada em áreas do sul desta província fronteiriça com o Paquistão em línguas como o pashtun, dari, uzbeque, árabe e punjabi, com conteúdos que incluíam o recrutamento para as fileiras jihadistas e propaganda contra o Governo afegão.

A emissora tinha já sido destruída em fevereiro num ataque de drones dos Estados Unidos que provocou 29 mortos, e quando funcionava há dois meses, também com conteúdos em língua inglesa.

Achin é o distrito onde os jihadistas se têm mostrado mais ativos no Afeganistão. Apesar de as forças afegãs terem assegurado em março que os derrotaram em toda a província, os combates prosseguem em diversas regiões.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou que os Estados Unidos vão manter neste país asiático 8.400 soldados quando terminar o seu mandato em janeiro, ao contrário dos 5.500 inicialmente previstos.


Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes