sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh ameaça intensificar ataques contra a França

O grupo extremista Daesh ameaçou intensificar os ataques contra a França com um vídeo colocado hoje nas redes sociais, em que aparecem dois jihadistas francófonos.

Os dois jihadistas francófonos felicitaram o autor do ataque em Nice que fez 84 mortos na noite de 14 de julho, e procederam à decapitação de dois homens que acusaram de espionagem.

O vídeo foi gravado pelo Daesh na província iraquiana de Ninive (norte) onde o grupo controla o território, segundo as informações do centro norte-americano de vigilância dos 'websites' islamitas (SITE).

Falando em francês ao Presidente e ao Governo da França, um dos dois membros do Daesh ameaçou intensificar os ataques.

O Daesh reivindicou no sábado o ataque a Nice, afirmando que foi uma "resposta aos apelos dos países que formam a aliança" 'antijihadista' no Iraque e na Síria. A França faz parte dessa aliança liderada pelos Estados Unidos.

Especialistas estimam que o Daesh não organizou diretamente os recentes ataques na França ou na Alemanha, mas que os autores poderiam ter-se inspirado neles e que o grupo procurará reforçar a sua imagem de terror, reivindicando-os.

Com Lusa

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • Manifestações de apoio aos pais de Alfie impedidos de o levar para Itália
    3:03

    Mundo

    A justiça britânica rejeitou um novo recurso dos pais do bebé Alfie, que está em estado semivegetativo. O objetivo era levar o menino para Itália, para ser assistido numa unidade pediátrica no Vaticano. Os pais não querem que as máquinas sejam desligadas, mas os médicos defendem que os tratamentos são inúteis.