sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

França vai fornecer artilharia ao exército iraquiano

© Philippe Wojazer / Reuters

A França vai fornecer ao Iraque artilharia para apoiar o combate com o grupo extremista Daesh, anunciou hoje o Presidente François Hollande.

"Esta manhã, no conselho de Defesa, tomei a decisão - no âmbito da coligação anti-Daesh, de pôr à disposição das forças iraquianas meios de artilharia. Estes meios estarão no local no próximo mês", declarou Hollande no palácio do Eliseu, após o fim do quarto conselho de Defesa desde o atentado de Nice de 14 de julho, que causou 84 mortos.

O gabinete do Presidente precisou que "algumas baterias de artilharia vão ser postas à disposição" do exército iraquiano, com "conselheiros para a sua utilização", mas "não haverá efetivos de contacto".

O chefe de Estado também confirmou o destacamento do porta-aviões 'Charles de Gaulle' na região "no final do mês de setembro", o que "vai permitir intensificar os ataques contra os grupos terroristas na Síria e no Iraque com os aparelhos 'Rafale'"

"Não se trata de mudar a natureza da nossa intervenção, apoiamos os nossos aliados no Iraque e na Síria, mas não vamos destacar tropas de infantaria", insistiu Hollande.

"Temos conselhos a dar, formações a fazer, mas não serão os nossos soldados a fazer a guerra no solo na Síria e no Iraque", afirmou.


Lusa

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.