sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

França vai fornecer artilharia ao exército iraquiano

© Philippe Wojazer / Reuters

A França vai fornecer ao Iraque artilharia para apoiar o combate com o grupo extremista Daesh, anunciou hoje o Presidente François Hollande.

"Esta manhã, no conselho de Defesa, tomei a decisão - no âmbito da coligação anti-Daesh, de pôr à disposição das forças iraquianas meios de artilharia. Estes meios estarão no local no próximo mês", declarou Hollande no palácio do Eliseu, após o fim do quarto conselho de Defesa desde o atentado de Nice de 14 de julho, que causou 84 mortos.

O gabinete do Presidente precisou que "algumas baterias de artilharia vão ser postas à disposição" do exército iraquiano, com "conselheiros para a sua utilização", mas "não haverá efetivos de contacto".

O chefe de Estado também confirmou o destacamento do porta-aviões 'Charles de Gaulle' na região "no final do mês de setembro", o que "vai permitir intensificar os ataques contra os grupos terroristas na Síria e no Iraque com os aparelhos 'Rafale'"

"Não se trata de mudar a natureza da nossa intervenção, apoiamos os nossos aliados no Iraque e na Síria, mas não vamos destacar tropas de infantaria", insistiu Hollande.

"Temos conselhos a dar, formações a fazer, mas não serão os nossos soldados a fazer a guerra no solo na Síria e no Iraque", afirmou.


Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42