sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Interpol une-se à aliança internacional contra Daesh

(Arquivo)

A Interpol juntou-se à aliança internacional que luta contra o "fluxo de combatentes terroristas estrangeiros e o financiamento do Daesh", anunciou hoje a organização internacional de polícia criminal.

"Trocar informação com a Interpol significa estender o perímetro de toda a segurança nacional", disse num comunicado o secretário-geral da Interpol, Jurgen Stock, instituição que vai atuar como catalisador de um esforço conjunto "para contrariar o terrorismo".

Stock, que assistiu à reunião ministerial da luta contra o Daesh celebrada ontem em Washington, lembrou que, graças à colaboração já existente entre a Interpol e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, conseguiram "pistas de investigação de valor incalculável".

Responder a este trabalho conjunto, segundo o secretário-geral, "melhoraria drasticamente o êxito das investigações" já que os esforços de aplicação da legislação param às portas das zonas de conflito "com demasiada frequência".

Por isso, indicou como passo essencial "construir uma ponte" entre a zona de conflito, onde se encontra o núcleo do Daesh, e outros lugares sujeitos à aplicação das suas legislações, onde a organização radicaliza e golpeia.

Atualmente, a Interpol põe à disposição dos seus membros uma base de dados com informação sobre mais de 7.500 combatentes terroristas estrangeiros fornecidos por cerca de 60 países. Isso sem contar com os milhares de arquivos adicionais que a organização utiliza com fins analíticos para proporcionar pistas à polícia em todo o mundo.

Criada em setembro de 2014, esta coligação internacional conta com 66 sócios e cinco linhas de ação, três delas agora apoiadas pela Interpol: "bloquear o fluxo de combatentes estrangeiros, parar o financiamento ao Daesh e expôr a sua verdadeira natureza".


Lusa

  • Detidos no Brasil prestaram juramento ao Daesh
    1:41

    Daesh

    A duas semanas dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, a polícia brasileira deteve 10 pessoas suspeitas de estarem a planear um ataque terrorista. Cada uma delas estava num estado brasileiro diferente e trocavam mensagens através das redes sociais. A polícia descobriu um plano para um atentado. O grupo tinha prestado juramento à causa do Daesh. Neste momento as autoridades vigiam 100 alegados simpatizantes de terroristas.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.