sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh anuncia que autor do atentado em Ansbach "era um dos seus soldados"

© Michaela Rehle / Reuters

O sírio que se fez explodir no domingo, perto de um festival de música em Ansbach, no sul da Alemanha, "jurou fidelidade" ao Daesh, anunciou o ministro do Interior do estado da Baviera. O grupo extremista também já anunciou que o autor do atentado foi "um dos seus soldados".

"O autor deste atentado levou a cabo esta ação em resposta ao nosso apelo para atacar países da coligação que lutam contra o Estado Islâmico", anunciou hoje a Amaq, agência de informação do Daesh.

Por seu lado, o ministro Joachim Herrman indicou que as autoridades encontraram um vídeo no telemóvel do bombista suicida sírio no qual "jura fidelidade" ao líder do Daesh..

"Ele anunciou explicitamente (atuar) em nome de Alá, jurou fidelidade (ao líder do EI), Abu Bakr al-Baghdadi e anunciou expressamente um ato de vingança contra os alemães que se atravessarem no caminho do Islão", declarou Herrman, de acordo com a primeira tradução do vídeo em árabe.

Além do autor, que morreu na explosão, 15 pessoas ficaram feridas no atentado bombista de domingo.

Com Lusa

  • Sírio que se fez explodir em Ansbach vivia há dois anos na Alemanha
    2:12

    Mundo

    O bombista suicida sírio que se fez explodir este domingo, à porta de um festival de música na Baviera, vivia há dois anos na Alemanha e há cerca de um ano foi-lhe negado um pedido de asilo no país. Doze pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave. As autoridades estão a investigar as causas do ataque.

  • Atentado suicida à entrada de festival na Alemanha faz 12 feridos
    2:17

    Mundo

    Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave, depois de um sírio de 27 anos se ter feito explodir, ontem à noite, à porta de um festival de música em Ansbach, perto de Nuremberga, na Alemanha. A única vítima mortal é o bombista suicida, que tinha problemas psiquiátricos. Esta manhã as autoridades estiveram a fazer buscas na residência onde o homem vivia.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.