sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh anuncia que autor do atentado em Ansbach "era um dos seus soldados"

© Michaela Rehle / Reuters

O sírio que se fez explodir no domingo, perto de um festival de música em Ansbach, no sul da Alemanha, "jurou fidelidade" ao Daesh, anunciou o ministro do Interior do estado da Baviera. O grupo extremista também já anunciou que o autor do atentado foi "um dos seus soldados".

"O autor deste atentado levou a cabo esta ação em resposta ao nosso apelo para atacar países da coligação que lutam contra o Estado Islâmico", anunciou hoje a Amaq, agência de informação do Daesh.

Por seu lado, o ministro Joachim Herrman indicou que as autoridades encontraram um vídeo no telemóvel do bombista suicida sírio no qual "jura fidelidade" ao líder do Daesh..

"Ele anunciou explicitamente (atuar) em nome de Alá, jurou fidelidade (ao líder do EI), Abu Bakr al-Baghdadi e anunciou expressamente um ato de vingança contra os alemães que se atravessarem no caminho do Islão", declarou Herrman, de acordo com a primeira tradução do vídeo em árabe.

Além do autor, que morreu na explosão, 15 pessoas ficaram feridas no atentado bombista de domingo.

Com Lusa

  • Sírio que se fez explodir em Ansbach vivia há dois anos na Alemanha
    2:12

    Mundo

    O bombista suicida sírio que se fez explodir este domingo, à porta de um festival de música na Baviera, vivia há dois anos na Alemanha e há cerca de um ano foi-lhe negado um pedido de asilo no país. Doze pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave. As autoridades estão a investigar as causas do ataque.

  • Atentado suicida à entrada de festival na Alemanha faz 12 feridos
    2:17

    Mundo

    Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave, depois de um sírio de 27 anos se ter feito explodir, ontem à noite, à porta de um festival de música em Ansbach, perto de Nuremberga, na Alemanha. A única vítima mortal é o bombista suicida, que tinha problemas psiquiátricos. Esta manhã as autoridades estiveram a fazer buscas na residência onde o homem vivia.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.