sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Primeiros ataques aéreos dos EUA contra o Daesh na Líbia

Ataque contra posições do Daesh em Sirte a 15 de julho

© Goran Tomasevic / Reuters

O Pentágono confirmou hoje que a aviação militar norte-americana conduziu hoje os primeiros ataques contra posições do Daesh em Sirte, na Líbia a pedido do Governo de Tripoli.

"A pedido do governo de união nacional líbio, as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram ataques de precisão contra alvos do [grupo jihadista] Daesh em Sirte, na Líbia", anunciou em comunicado o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

Os ataques contra Sirte, bastião do Daesh na Líbia, "vão continuar", acrescentou.

O primeiro-ministro líbio, Fayez al-Sarraj, anunciou sensivelmente à mesma hora o lançamento dos ataques numa intervenção transmitida pela televisão, acrescentando que eles "infligiram pesadas perdas" aos jihadistas.

O governo líbio lançou em maio uma operação para recuperar Sirte, cidade natal do ditador líbio morto na revolução de 2011, Muammar Kadhafi, controlada pelos jihadistas desde junho de 2015.

A queda de Sirte, 450 quilómetros a leste de Tripoli, seria um importante revés para aquele grupo jihadista, que tem perdido território na Síria e no Iraque devido aos ataques de uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

A operação líbia para recuperar o controlo de Sirte fez cerca de 280 mortos e 1.500 feridos entre as forças pró-governamentais, segundo fontes médicas citadas pela agência France Presse.

As forças pró-governamentais são essencialmente constituídas por milícias da zona ocidental da Líbia, criadas durante a revolução de 2011.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.