sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Forças governamentais da Líbia avançam em bastião do Daesh

Reuters

As forças governamentais líbias avançaram hoje no centro de Sirte, principal feudo do Daesh na Líbia, depois dos primeiros ataques aéreos norte-americanos na segunda-feira contra posições dos jihadistas na cidade.

Os combatentes que apoiam o governo de unidade nacional ocuparam o bairro central de al-Dollar após confrontos nos quais morreram cinco dos seus elementos e 17 outros ficaram feridos, informaram aquelas forças nas redes sociais.

O governo líbio sediado em Tripoli lançou em maio uma operação para recuperar Sirte, que os jihadistas controlam desde junho de 2015.

A queda daquela cidade costeira, a 450 quilómetros a leste de Tripoli, constituiria um importante revés para o Daesh, que também tem registado derrotas na Síria e no Iraque.

As forças governamentais entraram em Sirte a 09 de junho e alcançaram bairros no norte e centro da cidade, tendo os jihadistas respondido com carros armadilhados e atiradores furtivos.

Mais de 300 combatentes pró-governamentais morreram e mais de 1.500 ficaram feridos desde o início da batalha por Sirte, segundo fontes médicas em Misrata referidas pela agência France Presse.

As forças pró-governamentais são essencialmente constituídas por milícias da zona ocidental da Líbia, criadas durante a revolução de 2011 que derrubou o ditador Muammar Kadhafi.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.