sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Forças governamentais da Líbia avançam em bastião do Daesh

Reuters

As forças governamentais líbias avançaram hoje no centro de Sirte, principal feudo do Daesh na Líbia, depois dos primeiros ataques aéreos norte-americanos na segunda-feira contra posições dos jihadistas na cidade.

Os combatentes que apoiam o governo de unidade nacional ocuparam o bairro central de al-Dollar após confrontos nos quais morreram cinco dos seus elementos e 17 outros ficaram feridos, informaram aquelas forças nas redes sociais.

O governo líbio sediado em Tripoli lançou em maio uma operação para recuperar Sirte, que os jihadistas controlam desde junho de 2015.

A queda daquela cidade costeira, a 450 quilómetros a leste de Tripoli, constituiria um importante revés para o Daesh, que também tem registado derrotas na Síria e no Iraque.

As forças governamentais entraram em Sirte a 09 de junho e alcançaram bairros no norte e centro da cidade, tendo os jihadistas respondido com carros armadilhados e atiradores furtivos.

Mais de 300 combatentes pró-governamentais morreram e mais de 1.500 ficaram feridos desde o início da batalha por Sirte, segundo fontes médicas em Misrata referidas pela agência France Presse.

As forças pró-governamentais são essencialmente constituídas por milícias da zona ocidental da Líbia, criadas durante a revolução de 2011 que derrubou o ditador Muammar Kadhafi.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.