sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Tropas americanas abandonam equipamentos após ataque do Daesh no Afeganistão

As forças de operações especiais americanas tiveram de abandonar alguns dos seus equipamentos quando jihadistas do Daesh atacaram esta terça-feira a província de Nangahar, no Afeganistão, disse o Pentágono.

O Daesh publicou recentemente diversas fotos que parecem descrever equipamentos americanos, incluindo balas, granadas, revistas, uma bandeira dos EUA e uma foto que identificava as tropas americanas.

De acordo com o Pentágono, as tropas estavam envolvidas em "ações" quando foram atacadas por jihadistas.

Como resultado deste ataque, "a CCP (Casualty Collection Point) encontra-se noutra localização mais segura. Nas mudanças da CCP para uma localização mais segura, alguns equipamentos foram deixados para trás", disse o porta-voz do Pentágono, Adam Stump.

O Exército afegão intensificou as operações contra o Daesh na zona oriental de Nangahar, desde que os jihadistas reivindicaram dois ataques bombistas em julho em Kabul que provocaram 80 mortos e 231 feridos.

"Para proteger os envolvidos, não comentamos se existiram feridos. E, para proteger os recursos, não vamos discutir os detalhes de qualquer um dos equipamentos", acrescentou o porta-voz.

Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.