sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Forças líbias anunciam tomada de centro de comando do Daesh em Syrte

As forças do Governo da União Nacional líbio (GNA) tomaram esta quarta-feira controlo do centro de comando do Daesh na sua fortaleza de Syrte, anunciou o centro de imprensa do GNA em comunicado.

As forças do GNA entraram a 09 de junho em Syrte -- a 450 quilómetros a leste de Tripoli -- e tinham conseguido isolar o Daesh no centro da cidade. Para as forças do governo da Líbia, os Estados Unidos efetuaram desde o início de agosto ataque aéreos contra alvos 'jihadistas' em Syrte, a pedido do GNA.

"O centro de (conferências de) Ouagadougou está nas nossas mãos", indicou o centro de imprensa do GNA, referindo-se ao complexo que serve o centro de comandos do Daesh.

O hospital Ibn Sina, um estabelecimento adjacente, também foi ocupado pelas forças do GNA que também tinha tomado controlo da cidade universitária mais próxima.

Segundo o porta-voz do centro de imprensa, a libertação total de Syrte será anunciada assim que um certo número de setores da cidade, que ainda estão nas mãos dos 'jihadistas', for ocupado.

"Restam os bairros residenciais 01, 02 e 03 e ainda um complexo de casas perto do mar", disse Reda Issa à agência noticiosa AFP.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07